Documentos necessários para viajar para o exterior

Milhares de brasileiros viajam para o exterior todos os anos. A maioria se programa para a viagem dos sonhos por anos, mas quando chega…

Milhares de brasileiros viajam para o exterior todos os anos. A maioria se programa para a viagem dos sonhos por anos, mas quando chega na hora de fazer a viagem, descobre que não tem todos os documentos necessários. Se você quer viajar para o exterior e não quer ter surpresas desagradáveis veja aqui que documentos são necessários para viajar para o exterior.

O Passaporte é o documento mais importante para viagens ao exterior (Foto: Divulgação)

Passaporte documento necessário para viagem ao exterior

Para viajar para o exterior é preciso que cada pessoa tenha um passaporte nacional que esteja válido. Os países que fazem parte do Mercosul, não exigem passaporte, apenas o RG é suficiente como documento válido. Lembre-se que os países que fazem parte do Mercosul são: Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Colômbia.

O passaporte é emitido pela Policia Federal você precisa primeiro preencher o formulário e solicitação pela internet e ter em mãos documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, certificado de reservista, título de eleitor. Esse é o passo mais importante para que você possa viajar em segurança.

É preciso ter o visto de entrada do país (Foto: Divulgação)

Visto de entrada no país

Existem alguns países que exigem o visto de entrada, como por exemplo, os EUA, para que o estrangeiro possa entrar de forma legal em seu país. Você sabia que existem vários tipos de vista? Isso mesmo um para cada finalidade, como por exemplo, visto para estudar, visto para trabalhar, visto de intercâmbio, visto para tirar férias, entre muitos outros. Para quem vai para os Estados Unidos a lazer, turismo ou para tratamento de saúde precisa do visto chamado de B-2. Para obter esse tipo de visto você pode ir por sua própria conta ou contratar uma assessoria especializada que vai fazer tudo.

Menores de idade precisam de autorização para viajar (Foto: Divulgação)

Comprovante de filiação ou autorização

Pessoas menores de 18 anos, mesmo viajando com a família é importante ter um documento de comprovação de parentesco, pois pode ser pedido pela Policia Federal ou por outros órgãos competentes. Os documentos de comprovante de filiação podem ser dois: Carteira de Identidade em bom estado ou Certificado de Nascimento, pode ser cópia autenticada. Além disso será preciso que a criança apresente um documento com autorização de um juiz.

É preciso ter o certificado de vacinação atualizado (Foto: Divulgação)

CIVP: Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Esse é outro documento muito importante, tanto para quem vai viajar, como para o país de origem. Alguns países só recebem estrangeiros se os mesmos estiverem devidamente vacinados contra doenças como a Febre Amarela, por exemplo. O CIVP (certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) deve estar sempre atualizado para ser válido.

Verifique toda a documentação antes de viajar (Foto: Divulgação)

Documentos gerais e atualizados

É importante certificar-se de que todos os documentos gerais estão atualizados para que você possa fazer sua viagem e aproveitar todos os momentos. Caso chegue no país destino e algum desses documentos não esteja de acordo você corre o risco de ter que volta para o país de onde saiu e perder sua tão sonhada viagem. Cada país tem suas regras distintas para que estrangeiros ingressem em seu território, por isso é importante respeitá-las.

Espero que as dicas tenham ajudado para que você possa estar com todos os documentos em dia para sua viagem ao exterior.






Top