Documentos Necessários para Tirar o Passaporte

Quem é que nunca sonhou em sair do país, fazer uma viagem internacional, cheia de pontos turísticos impressionantes para conhecer, estar inserido em uma cultura completamente diferente, com uma culinária diferenciada, uma língua completamente diferente da nossa e entre outras coisas que só uma viagem ao exterior poderá permitir?
Existem inúmeros lugares para serem visitados, que sem dúvida permitirão ao turista, sensações incríveis, além de adquirir uma cultura e um conhecimento até então diferentes do que estamos acostumados. Independente de qual seja o motivo para uma viajem internacional, a bagagem volta cheia de presentes, e de novas descobertas.

Mas fazer uma viagem internacional, nem sempre é tão fácil como parece, pois o turista deve dispor de uma verba extra, para gastar que vão desde os tramites para retirada do passaporte, além de tempo disponível para cumprir tais procedimentos exigidos para a retirada do documento.

Para quem não sabe como tirar passaporte, não tem noção do que é necessário, e nem por onde começar veja abaixo os procedimentos para poder emitir este documento necessário para quem deseja sair do país, seja por trabalho, ou a passeio.

O interessado em retirar o Passaporte Comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado.

O primeiro passo para retirar o passaporte é acessar o site da Polícia Federal, (www.dpf.gov.br). Após entrar no site, selecione o Estado e a cidade onde vai requerer a emissão.

Na próxima página, após ler as informações sobre os procedimentos obrigatórios, clique em “emissão de passaporte”. Preencha o formulário completo, e no final digite o código de segurança, e confirme.

Irão surgir três botões. Clique primeiro em “gerar protocolo”, depois em “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e, por último, em “fechar”. Imprima o protocolo e a guia. Volte à página “Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Comum – Padrão ICAO” e verifique informações sobre os postos de atendimento da Polícia Federal.

As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências dos escritórios locais da Polícia Federal, através de meios eletrônicos.

Em alguns postos se faz necessário agendar a visita com certa antecipação por meio da Internet, no próprio site da Polícia Federal em que você solicitou a emissão do passaporte.

Documentos necessários para tirar o passaporte: Documento de identidade (RG); Titulo de Eleitor, e o comprovante que votou na ultima eleição, referente aos dois turnos, se houve; Documento que comprove a quitação dos serviços militares para os homens; comprovante de pagamento da taxa, por meio da guia GRU, CPF.

Agora que você já sabe quais são os primeiros procedimentos a serem tomados para a retirada do passaporte, bem como a documentação para emissão do passaporte, acesse o site da polícia federal e analise todos os detalhes para a retirada do mesmo, pois para cada caso existe uma regra, ou um pré-requisito diferente, como em caso de segunda solicitação de passaporte, ou menores de 12 anos, e entre outros quesitos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply