Documentação necessária para passaporte

Redacao 07/10/2011 Serviços

O brasileiro está cada vez mais aproveitando as oportunidades e facilidades oferecidas pelas companhias para viajar e conhecer outros países. A maioria das pessoas sonha em conhecer outros países, outras culturas, culinárias ou apenas viajar de férias ou a passeio. Com isso, muitos pacotes de serviços são vendidos a cada mês e comprovam que o poder de compra do brasileiro tem aumentado  significadamente.

Mas, para se preparar e aproveitar as ofertas de passagens e pacotes turísticos é necessário se organizar com bastante antecedência a fim de que se evitem problemas. Um deles é quanto a retirada do Passaporte o qual é um documento de extrema importância para que se possa sair de um país e entrar em outro. Como não é tão simples de ser retirado, é necessário providenciá-lo o quanto antes. Veja os principais procedimentos para tirar o Passaporte no Brasil.

– Para solicitar o documento, você poderá se dirigir a uma agência dos Correios ou em algum posto de atendimento da Polícia Federal. Na Polícia Federal, o prazo de entrega é de cinco dias úteis. Já nos
Correios é necessário comprar o kit Passaporte no valor de R$ 129,00. O mesmo é vendido em todas as agências dos Correios do Brasil. O prazo para entrega é um pouco maior caso o requerente deseje recebê-lo em outra agência (cerca de 30 dias).

Agora, tome nota da documentação necessária para solicitar o seu Passaporte:

– RG para maiores de 18 anos. Para os menores de idade, é preciso a certidão de nascimento.

– Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição. Caso não possua este comprovante, pode-se apresentar uma declaração de quitação com a justiça eleitoral que pode ser concedida no próprio cartório eleitoral da cidade.

– Certificado de reservista para homens com idade entre 18 e 45 anos e também para os naturalizados (de qualquer idade) os quais deverão apresentar a documentação de naturalização.

– CPF e duas fotos em formato 5×7 (com data) tiradas no máximo há seis meses. Salientamos que as fotos devem conter o fundo branco.

– Formulário de requerimento de passaporte modelo 219 o qual pode ser encontrado em papelarias. Preencha-o com letra de fôrma e com caneta esferográfica azul (de forma bastante legível).

– Comprovante de pagamento da taxa em UFIRs que, aliás, só pode ser aceito nas agências do Banco do Brasil. Essa taxa deve ser paga com a guia GAR/Funapol mediante apresentação do código da Receita e do CPF.

É importante lembrar que caso o viajante já tenha outro passaporte, ele deve apresentá-lo no momento de solicitar o novo. Caso isso não seja feito, o pagamento da taxa será realizado em dobro. Contudo, o documento só poderá ser requerido e retirado pela própria pessoa que faz a solicitação.

Realizado toda esta parte burocrática, faça uma excelente viagem!

 

Outros artigos

Short Jeans é Parceiro

31/08/2011

Short Jeans é Parceiro

Em qualquer estação do ano, o short jeans faz questão de mostrar a cara. A peça faz a vez da calça jeans quando queremos dar aquela mudada no visual. É muito versáti...

Como combater formigas em casa

13/03/2012

Como combater formigas em casa

[caption id="attachment_408710" align="alignnone" width="467" caption="As formigas interferem no bem-estar das pessoas."][/caption] As formigas são pragas que fac...

Tendências de botas femininas inverno 2016

02/06/2016

Tendências de botas femininas inverno 2016

Em busca de novidades sobre botas femininas inverno 2016? Então saiba que muitas tendências estão tomando conta do mundo fashion. Nesta temporada de frio, as mulhere...