Doces típicos de festa junina

Doces típicos de festa junina

Tem coisa mais gostosa do que comer doces típicos de festa junina? Essas delícias fazem sucesso nas barraquinhas e também contribuem com a decoração…

Por Editorial MDT em 29/04/2015

Tem coisa mais gostosa do que comer doces típicos de festa junina? Essas delícias fazem sucesso nas barraquinhas e também contribuem com a decoração da mesa. Há opções para todos os gostos: cocada, paçoca, bolo, pamonha, curau, doce de abóbora entre muitos outros. Leia a matéria e confira sugestões de iguarias para servir na noite de são joão.

Doces típicos de festa junina. (Foto: Divulgação)

Os doces típicos, preparados para tornar a festa junina mais saborosa, são feitos à base de amendoim, milho e coco. Quem estiver organizando uma festa do tipo, precisa ficar atento para que não faltem opções de pratos tradicionais, caipiras e deliciosos. Populares no Brasil, as festas juninas são realizadas por igrejas, escolas e até empresas.

Veja também: Receita de Quentão – Bebidas Típicas

Doces típicos de festa junina

Os doces contribuem até com a decoração da festa junina. (Foto: Divulgação)

Quais são os doces típicos?

Entre os doces típicos de festa junina podem-se citar o pé de moleque, arroz doce, cocada, amendoim doce, maçã do amor, doce de leite, curau, canjica, bolo de fubá e pamonha. Comuns em diversos países do mundo as festas podem ter recebido esse nome em decorrência do dia de São João, celebrado em 24 de junho, e inicialmente tinha o nome de Joanina. Outras correntes afirmam que a festa herdou o nome apenas em decorrência do nome junho, do mês em que normalmente é realizada.

Caso você tenha sido designado para fazer algum prato típico pode consultar dicas de comidas salgadas para a ocasião ou ainda ver uma lista com doces para festa junina. Para te ajudar, acompanhe o passo a passo para fazer as receitas de arroz doce e pé de moleque:

Receitas de doces típicos de festa junina

Os doces são deliciosos e valorizam a ocasião. (Foto: Divulgação)

Separamos algumas receitas de doces de festa junina. Confira:

Arroz doce

Receita de arroz doce. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite
4 xícaras (chá) de água
Cravo a gosto
Canela em pau a gosto
1 xícara (chá) de arroz lavado
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
6 paçocas esfareladas

Modo de Preparo

Para fazer a receita de arroz doce, ponha o leite, a água, o cravo, a canela e o arroz em uma panela de pressão. Depois de pegar pressão, cozinhe por cinco minutos. Tire da pressão, acrescente o leite de coco e o leite condensado e coza durante mais cinco minutos, sem a tampa.  Passe para uma tigela, polvilhe a paçoca e sirva.

Saiba mais: Comidas típicas do São João

Pé-de-moleque

Pé-de-moleque. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
600 gramas de rapadura em pedaços
1 xícara (chá) de água
Manteiga para untar
2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele

Modo de preparo

Coloque água em uma panela grande, acrescente a rapadura e deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até que a fervura se inicie. Quando isso acontecer, não mexa mais e deixe cozer até o ponto de bala dura. Acrescente o amendoim e misture. Quando a calda se tornar mais encorpada e menos transparente passe para uma superfície untada com manteiga e lisa. Distribua bem, com o auxílio de uma espátula, e divida em retângulos antes que o pé de moleque endureça completamente. Espere esfriar para armazenar em um pote tampado.

Curau de milho

Curau de milho. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

4 espigas de milho verde raladas
1 lata de leite condensado
½ colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de leite
Canela em pó

Modo de preparo

Bata o milho no liquidificador, juntamente com uma xícara de água. Coe a mistura. Em seguida, junte a manteiga e o leite. Leve o curau ao fogo e mexa bem, até obter um creme grosso. Assim que engrossar, adicione o leite condensado e mexa por mais cinco minutos. Coloque o curau em pequenos recipientes e polvilhe canela em pó.

Leia mais: Receita de paçoca caseira – doce para festa junina

Gostou da matéria Doces típicos de festa junina? Tem mais alguma sugestão de guloseima? Deixe um comentário.

Top