Divulgados os locais para o concurso do IBGE 2011

PUBLICIDADE

No próximo dia 30  de outubro os candidatos inscritos no Processo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizarão a prova. Para saber o local de prova basta acessar o Cartão de Confirmação disponível no endereço eletrônico http://www.consulplanmg.com/concursonet/local159IBGE.aspx?key=159.

Para acessa os locais de aplicação da prova, o candidato deve informar o número de inscrição. Mas se a pessoa tiver esquecido o número de inscrição, poderá consultar na mesma página do site por meio do seu CPF, que deve ser digitado no campo informado. caso o candidato encontre dificuldades deve acessar o portal www.consulplan.net para mais informações.

A seleção do IBGE é destinada ao preenchimento de 4.250 vagas de Agente de Pesquisas e Mapeamento, função que exige o Ensino Médio Completo e oferece salário de R$ 850,00, para uma jornada semanal de 40 horas. O grande volume de pessoas a serem contratadas se deve, em parte, à necessidade que tem o órgão de manter um quadro de servidores temporários à altura das demandas por mão-de-obra necessárias para captar informações dentro do país.

PUBLICIDADE

Assim, as vagas foram distribuídas nos 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal. Recentemente, foi publicado o primeiro edital de retificação relacionado a essa distribuição de vagas, mas teve relação apenas com as vagas para duas cidades do Estado da Paraíba (Santa Rita e João Pessoa).  O processo Seletivo do IBGE 2011 teve mais de 124 mil inscritos.

Sobre os postos de trabalho disponíveis

O Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) trabalha basicamente em campo, ou seja, é aquele funcionário que vai aos domicílios ou quaisquer estabelecimentos e registra os dados colhidos através de entrevistas. Em outras palavras, as atribuições inerentes ao APM são relevantes, pois ele atua no princípio gerador de dados estatísticos e os converte aos meios digitais disponíveis, onde ficam armazenados e são processados oportunamente.

Para desempenhar bem esta função, o candidato precisa ter, entre outras características, boa capacidade comunicativa, boa acuidade visual e boa capacidade de interpretação dos instrumentos estatísticos que tem em mãos e capacidade de locomoção para lugares, às vezes, de difícil acesso.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.