Divulgação gabarito ENEM 2012, data

O ano de 1998 marcou a realização da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que naquela época tinha como objetivo principal…

O ano de 1998 marcou a realização da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que naquela época tinha como objetivo principal avaliar o nível de aprendizado dos estudantes que estavam completando o ensino médio. Os resultados seriam utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para promover alterações no sistema de ensino, caso elas fossem necessárias.

Depois de fazer as provas do Enem, os candidatos geralmente ficam ansiosos para conferir o gabarito (Foto: Divulgação)

De pouco mais de 150.000 inscritos em todo o país, em 1998, o Enem recebeu mais de 4,5 milhões de inscrições no ano de 2009, quando um novo modelo de prova foi introduzido no exame, que a partir dali passava a funcionar também como um tipo de processo seletivo para diversas universidades federais.

Além de possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as notas obtidas no Enem começaram a servir de base igualmente para a seleção dos candidatos às bolsas de estudo, integrais ou parciais, oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em universidades privadas.

Teste seus conhecimentos: Simulado gratuito do Enem

Calendário do Enem 2012

As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro (Foto: Divulgação)

Diante de tantas utilidades que podem ser dadas aos estudantes por meio dos resultados do Enem, a edição 2012 do exame terá mais de seis milhões de candidatos, que farão as provas em todo o Brasil, nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13 horas, tendo como referência o horário de Brasília.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, cada uma delas com 45 questões de múltipla escolha, com os candidatos tendo até as 17h30 para terminar os testes.

Continuar Lendo  MEC publica lista dos aprovados no Sisu do segundo semestre

Já no segundo dia de provas do Enem 2012, os candidatos vão encarar os testes de matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias, sendo 45 questões fechadas em cada uma delas, além da tarefa de elaborar uma redação. O prazo para entregar as provas será até as 18h30.

Saiba o que mudou: Enem 2012 – novas regras para redação

Data de divulgação do gabarito do Enem 2012

O gabarito do Enem 2012 está previsto para sair até o dia 7 de novembro (Foto: Divulgação)

Outra data importante para quem vai fazer o exame desse ano é o dia 7 de novembro, pois é para esse dia que está programada a divulgação do gabarito do Enem 2012, de acordo com o cronograma elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos poderão conferir o gabarito do Enem 2012 acessando o site www.inep.gov.br/enem, a partir de 7 de novembro, onde as respostas estarão divididas de acordo com as cores dos cadernos de questões, que são amarelo, azul, cinza, rosa e branco.

Top