Dívidas no cartão de crédito: como evitar

PUBLICIDADE

Os juros dos cartões de crédito costumam ser extremamente altos, fazendo com que muitas vezes as pessoas recorram aos empréstimos pessoais para liquidar a fatura do cartão. Todas as dívidas não são boas, porém a do cartão de crédito é sem dúvida uma das piores, pois cresce cada vez mais. A maioria das pessoas não sabe o que fazer para se livrar desse problema. Pensando nisso, selecionamos dicas de como evitar as dívidas no cartão de crédito. Confira.

O limite do cartão não deve exceder 50% do seu salário. (Foto: divulgação)

Dívidas no cartão de crédito

Os cartões de crédito são excelentes para parcelar as compras sem burocracia quando não se tem o dinheiro para efetuar o pagamento a vista. Porém, essa facilidade traz alguns perigos, o maior deles é na hora de quitar a fatura, pois o saldo devedor cresce de forma assustadora no mês seguinte.

De acordo com a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), os juros do cartão de crédito são de 238,8% ao ano. Além disso, existe a chamada cobrança de juros em cima do saldo que sobrou no mês anterior. Dessa forma, uma dívida no valor de R$ 1 mil vira R$ 3.400 em 12 meses.

PUBLICIDADE
O cartão de crédito deve ser usado com cuidado para evitar o endividamento. (Foto: divulgação)

Saiba mais como funcionam os juros do cartão de crédito 

Dicas de como evitar dívidas no cartão de crédito

1. Segundo o especialista de finanças Reinaldo Domingos, o limite do cartão de crédito não deve ser maior que 50% do seu salário. Dessa forma, é possível fazer o pagamento correto todo o mês sem exceder suas finanças.

2. Pague sempre o valor total da fatura para evitar a cobrança de juros.

3. Fique de olho nos programas de recompensa. Grande parte dos cartões de crédito oferece pontos que podem ser trocados por passagens aéreas e também descontos.

PUBLICIDADE

4. Para quitar sua dívida é melhor fazer um empréstimo pessoal, com juros médios de 4,5% ao mês do que utilizar o mínimo do cartão de crédito, onde os juros são de 12% ao mês e outras taxas.

5. Faça sempre um orçamento de gastos mensais para evitar ultrapassar seus limites. Caso a conta ultrapasse, é necessário cortar os gastos.

PUBLICIDADE

6. Caso não possa quitar a fatura, é necessário telefonar para a operadora responsável pelo cartão para negociar a dívida. Mostrar interesse em pagar a dívida conta muito na hora de renegociá-la.

O ideal é contabilizar os gastos e evitar que ultrapasse o orçamento. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar fraudes no cartão de crédito 

O cartão de crédito é uma excelente opção para quem deseja fazer compras de forma rápida e sem burocracias. Porém, ele deve ser usado de maneira correta para evitar as dívidas e descontroles de gastos mensais, pois os juros cobrados pelos cartões são extremamente altos. O ideal é fazer um planejamento prévio de gastos com o cartão e evitar um limite maior que a metade do seu salário mensal. Dessa forma, você evita gastos desnecessários e consegue pagar com tranquilidade a fatura.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.