Dívida de cartão de crédito: perigos

Um dos meios de pagamento mais usados pelos consumidores brasileiros, o cartão de crédito pode se tornar um grande vilão caso não se tenha…

Um dos meios de pagamento mais usados pelos consumidores brasileiros, o cartão de crédito pode se tornar um grande vilão caso não se tenha prudência nos gastos, como tem ocorrido com diversas pessoas, que não conseguiram quitar integralmente as faturas e viram as suas dívidas crescerem de forma assustadora.

Apesar da praticidade, o cartão de crédito pode trazer muitas dores de cabeça (Foto: Divulgação)

Criado para facilitar a vida dos usuários, ele permite que você faça várias compras mesmo que não possua dinheiro naquele momento, já que possibilita o pagamento em parcelas a perder de vista. Esse é um dos maiores atrativos do cartão de crédito e também um dos motivos que levam às dívidas.

Quando recebem a fatura, alguns clientes resolvem pagar o valor mínimo, esquecendo-se ou até mesmo não tendo conhecimento dos juros e de outros encargos que serão embutidos no próximo boleto do cartão de crédito, cujas taxas estão entre as maiores do mercado, dando o primeiro passo para a criação de uma dívida que pode se tornar impagável em pouco tempo.

Calcule o valor do débito: Dívida de cartão de crédito – como calcular

Principais perigos das dívidas de cartão de crédito

Se não for paga, a dívida do cartão de crédito pode dobrar em pouco tempo (Foto: Divulgação)

Com uma taxa média de juros em torno de 11% ao mês, a dívida do cartão de crédito pode dobrar em menos de um ano, caso o consumidor deixe de pagá-la, comprometendo seriamente o orçamento familiar, sendo esse o principal perigo das dívidas com cartão de crédito.

Com o não pagamento das faturas, o nome do titular do cartão de crédito pode ser incluído nos registros de consumidores inadimplentes, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, entre outros, causando vários transtornos à vida do usuário, que enquanto não quitar aqueles valores devidos, terá diversas restrições de crédito no mercado.

Leia Também:  Como economizar dinheiro para a viagem dos sonhos

Além disso, para pagar as dívidas do cartão de crédito, algumas pessoas acabam fazendo vários tipos de empréstimos, seja em bancos, financeiras ou mesmo tomando dinheiro emprestado com parentes, gerando ainda mais impactos em seu orçamento e criando uma verdadeira bola de neve financeira.

Como evitar as dívidas com cartão de crédito

Quem possui vários cartões de crédito deve redobrar a atenção com as dívidas (Foto: Divulgação)

Para evitar os perigos das dívidas de cartão de crédito, o ideal é usar o menos possível esse “dinheiro de plástico”, resistindo às tentações de consumo. Ao receber a fatura, você deve pagar o valor total do boleto, o que evita o acréscimo de juros e outros encargos.

Veja mais dicas: Como quitar dívidas do cartão de crédito

Caso você possua vários cartões de crédito, faça o possível para manter apenas um deles, cancelando os outros, e só o utilize quando for estritamente necessário.

Top