Distúrbio de equilíbrio: saiba mais

Muitas pessoas se desequilibram ao londo do dia, chegando a cair ou não. Os sintomas como tontura ou vertigem ocorrem quando há uma interrupção…

Muitas pessoas se desequilibram ao londo do dia, chegando a cair ou não. Os sintomas como tontura ou vertigem ocorrem quando há uma interrupção em alguns dos sistemas ligados ao equilíbrio, como o vestibular, o visual ou o cognitivo. Saiba mais sobre o distúrbio de equilíbrio.

A tontura é o principal sinal do distúrbio do equilíbrio. (Foto divulgação)

Veja também as diferenças entre tontura e vertigem 

Anormalidades na função do equilíbrio e doenças

Uma grande quantidade de anormalidades na função do equilíbrio pode indicar a presença de doenças que geram o sintoma. As causas são variadas, como hipotensão, tumores cerebrais, labirintite entre outros. Ter uma tontura ou outra, é normal. Porém, quando o problema é recorrente e vem piorando conforme o tempo, um médico deve ser consultado para investigar possíveis patologias.

Jamais tome medicamento sem consultar o médico. (Foto: divulgação)

Veja também busque seu equilíbrio com hábitos saudáveis 

Distúrbios do equilíbrio

1. Relacionados à orelha: causas de tonturas relacionadas ao ouvido muitas vezes são caracterizadas por vertigens e náuseas. Normalmente o sintoma é descrito como breve sensação de alteração da posição da cabeça. Elas podem ser causadas devido a problemas como labirintite, trauma, neuronite, síndrome de deiscência do canal superior, vestibulopatia bilateral e outras.

2. Relacionado ao cérebro: quando a origem do problema está no cérebro, a sensação de que o corpo está rodando é uma das características mais proeminentes. Problemas degenerativos são comumente causas dessas tonturas. Outras doenças que podem gerar distúrbios do equilíbrio são: meningites, encefalites, obstrução de carótidas, hipoperfusão cerebral, esclerose múltipla, tumores benignos e malignos.

A labirintite é um problema muito comum que envolve o equilíbrio. (Foto: divulgação)

Veja também hormônios, alimentos que equilibram 

Os distúrbios do equilíbrio podem ser causados por vários fatores e podem indicar a presença de doenças graves. O mais indicado é consultar um médico especialista para encontrar a causa do problema e orientar um tratamento adequado e eficiente. Fique de olho nos sinais e sintomas e procure o médico o mais rápido possível.

Top