Distribuição de livros grátis em São Paulo

Estão disponíveis mais de 40 mil exemplares, para quem quiser apreciar as obras de grandes escritores

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, o projeto “De Mão em Mão”, nascido de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Editora Unesp e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, entra em sua segunda etapa, na qual serão distribuídos gratuitamente 40.000 livros.

Lançado em dezembro de 2011, o projeto permite a qualquer pessoa levar o livro, sem a necessidade de se cadastrar ou registrar a retirada, desde que ela assuma o compromisso de passar o livro de mão em mão, compartilhando o prazer da leitura com outras pessoas. Além disso, quem pegar o livro pode entregá-lo no mesmo local onde o retirou, a qualquer tempo, também como uma forma de permitir que outras pessoas possam ler a obra.

A distribuição de livro grátis em São Paulo, que acontece em locais de grande circulação, foi inspirada na iniciativa colombiana “Libro al viento”, que distribui obras literárias gratuitas à população de Bogotá, levando a cidade a obter o título de “Capital Mundial do Livro”, dado pela Unesco.

Saiba mais: Teatros em São Paulo – Endereços, Telefones

Confira: Turismo Cultural em SP: Roteiros

As obras

Na obra de Lima Barreto o leitor pode conhecer um pouco do que era a República Velha brasileira

Para essa etapa do projeto foram disponibilizadas 20.000 cópias de “A nova Califórnia e outros contos”, de Lima Barreto, e outras 20.000 cópias de “Contos paulistanos”, de Antônio de Alcântara Machado.

A obra de Lima Barreto reúne 14 contos, que mostram como era a vida durante o período da República Velha do Brasil, entre os anos de 1889 e 1930. Já o livro de Antônio de Alcântara Machado apresenta as coletâneas de contos Brás, Bexiga e Barra Funda e Laranja-da-China, que descrevem, de forma bem humorada, o cotidiano da capital paulista nas primeiras décadas do século passado.

Também estarão disponíveis ao público 9.000 exemplares do livro “Missa do Galo e outros contos”, de Machado de Assis, obra de que fez parte da primeira etapa do projeto De Mão em Mão.

Pontos de distribuição e troca

Já a obra de Antônio Alcântara Machado relata a vida na São Paulo do início do século XX

Os pontos de distribuição de livro grátis em São Paulo ficam nos seguintes endereços:

– Terminal Mercado

Avenida do Estado, 3.350, Centro

– Terminal Pirituba

Avenida Dr. Luís Felipe Pinel, 60 – Pirituba

– Terminal Santo Amaro

Avenida Padre José Maria, 400 – Santo Amaro

– Terminal A. E. Carvalho

Avenida Imperador, 1.401 – Cidade A. E. Carvalho

Os quiosques ficam abertos das 10h às 20h, de segundas a sextas e das 10h às 18h, aos sábados. Cada pessoa pode retirar um exemplar.

Quem preferir também pode baixar gratuitamente as obras através do site www.projetodemaoemmao.com.br.

Reply