Distrações no trabalho: como evitar

Mensagem de texto no celular, ligações recebidas em seu telefone de trabalho que nada tem a ver com suas funções, e-mails de amigos contando…

Mensagem de texto no celular, ligações recebidas em seu telefone de trabalho que nada tem a ver com suas funções, e-mails de amigos contando as novidades do dia, acessos no meio do expediente as redes sociais são alguns dos muitos fatores que causam a muitos profissionais a distração no trabalho.

Leia mais sobre: Saiba como manter a concentração no trabalho

Cumpra horários para não perder tempo (Foto: Divulgação)

O gênico Einstein dizia que “a falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método”. A afirmativa é uma realidade que faz parte da vida de milhares de pessoas em todo o planeta. Não ter organização e prioridade com as atividades diárias no trabalho faz com que o tempo realmente fique pequeno para tantos afazeres. Para que sua rotina de trabalho não vire uma sucessão de “horas jogadas na lata do lixo”, confira abaixo algumas dicas para banir as distrações do seu dia:

1. Esqueça as redes sociais em meio ao expediente para se distrair menos

O Facebook atualmente é a rede social que mais chama a atenção dos brasileiros. A cada minuto milhares de usuários acessam a sua página pessoal e perdem horas de trabalho vendo as atualizações dos perfis dos amigos. Twitter, Orkut ou qualquer outra rede social de seu uso deve ser esquecida durante o horário de trabalho. Se quiser muito saber as novidades virtuais acesse na hora do almoço e depois do expediente. Assim o dia rende mais e as distrações durante o trabalho diminuem.

2. Seja sociável com moderação no ambiente de trabalho

Você é uma pessoa comunicativa, que adora conversar com os colegas de trabalho? É excelente manter um bom relacionamento no ambiente em que passa a maior parte do dia. No entanto, simpatia demais atrapalha muito e distrai as pessoas. Exercite a comunicação durante os tempos vagos e momentos de descontração que aparecem no decorrer do dia.

Leia também: 10 dicas para manter a concentração

3.  Não perca tempo com conversas desnecessárias por e-mail

Algumas empresas bloqueiam o uso de redes sociais no ambiente de trabalho. Mas, para facilitar a comunicação interna o e-mail está em constante atividade, assim como sistemas de bate-papo. O problema é que esses canais podem servir como meio de conversas paralelas. Seja mais crítico e evite dar andamento a e-mails de conversas que não levam apenas ao caminho da distração que te faz perder tempo no trabalho.

Não seja uma pessoa que conversa demais com os colegas durante o expediente (Foto: Divulgação)

4. Use o telefone para o trabalho e nada mais

Durante o expediente, utilize o seu telefone corporativo apenas para assuntos do trabalho. Não vale ficar de papo com amigos e familiares e deixe claro para eles que só atenderá ligações urgentes. Caso contrário, peça para retornar após o horário de trabalho. O mesmo vale para o seu celular pessoal, que só pode ser atendido em casos extremos e sem demora.

6. Seja organizado e cumpra horários

Chegar atrasado no trabalho e demorar mais tempo que o determinado para almoçar atrapalham a rotina diária. Cumpra as pausas rigorosamente. Voltar antes do almoço e ficar horas além do expediente não ajudam a fazer o tempo render. Precisamos de uma pausa de pelo menos 20 minutos entre as atividades mais densas do dia (a cada 1h30 de trabalho duro).  Forçar muito a mente faz com que seu desempenho diminua ao longo do dia e o seu rendimento ficará aquém do desejado.

Outro grande problema de quem perde tempo no trabalho é a falta de organização. Crie uma metodologia de organização e a siga o tempo todo. Arquive documentos, arrume a mesa sempre  e crie pastas para arrumar os e-mails. Planilhas também ajudam a ter controle das coisas que falta concluir.

 

Top