Discalculia: dificuldade de aprender matemática

Discalculia: dificuldade de aprender matemática

Algumas crianças apresentam grande dificuldade em aprender matemática. Em alguns casos, essa dificuldade está relacionada a um tipo de distúrbio de origem neurológica, necessitando…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Algumas crianças apresentam grande dificuldade em aprender matemática. Em alguns casos, essa dificuldade está relacionada a um tipo de distúrbio de origem neurológica, necessitando de tratamento. Conheça mais sobre a discalculia: dificuldade de aprender matemática.

Conheça as aulas de matemática on line.

A discalculia é um diagnóstico recente e que merece atenção especial. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o significado de discalculia

Especialistas no assunto explicam que a dicalculia é caracterizada pela dificuldade que o indivíduo apresenta em trabalhar com quantidades, símbolos e contagens. Além disso, a pessoa pode evoluir para a incapacidade de ler números ou de realizar simples operações numéricas. É importante ressaltar que para que o diagnóstico seja completo, o indivíduo deve receber uma avaliação cautelosa e multidisciplinar desde o início da alfabetização.

Reconhecendo a gravidade do problema

A discalculia ainda é um objeto de especulações no meio profissional, por se tratar de um problema muito recente no campo da educação matemática. Ela tem se tornado um ponto de divisão entre educadores e profissionais ligados à educação, psicopedagogia e neurologia. Devido a isso, os aspectos de seu diagnóstico, bem como a forma de tratamento da discalculia, tem sido abordados de formas diferentes em nosso meio.

Especialistas ressaltam que a discalculia está presente em muitos casos de dificuldades de aprendizado, sendo necessária uma avaliação para diferenciar com outros diagnósticos. Em alguns casos, essas dificuldades estão relacionadas a outros fatores, como a influência familiar, o ambiente escolar, as relações com colegas e professores, dificuldades visuais e auditivas, entre outras. Por isso, é importante que os pais e professores avaliem os pequenos desde o início da sua formação, tornando o diagnóstico mais fácil e precoce.

Conheça mais sobre o distúrbio de aprendizagem. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre o tratamento

O diagnóstico do distúrbio de aprendizagem ocorre diante de uma avaliação multidisciplinar. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, a comprovação diagnóstica deve existir. Em geral, o tratamento é baseado na busca por caminhos alternativos aos ensinamentos recebidos até o momento.

Aprendendo a matemática

A criança que apresenta o problema pode enfrentar muitas dificuldades para aprender matemática. No entanto, consegue atingir o ideal educacional através do auxílio de profissionais dedicados. O importante é que o indivíduo que sofre com o problema, consiga receber um atendimento especializado, evitando consequências para sua vida futura.

O papel da família

Tanto os familiares, quanto os educadores, devem estar atentos aos casos de distúrbio de aprendizagem. Essa é a melhor forma de identificar o problema. Diante de avaliações escolares com resultados insatisfatórios, é ideal buscar a orientação de um especialista, para que o indivíduo receba uma avaliação adequada. Além disso, é importante que a criança receba um acompanhamento especializado, de forma a colaborar com a melhora do distúrbio e evitar consequências neurológicas e psicológicas.

O tratamento para a discalculia é baseado em uma equipe multidisciplinar. (Foto: divulgação)

A discalculia é um problema recentemente descoberto e afeta uma grande parte da população. Após conhecer sobre o distúrbio de aprendizagem em matemática e diante de qualquer suspeita, é ideal buscar a orientação de um especialista para dar início a um acompanhamento multidisciplinar.

Saiba como ajudar a criança a estudar matemática.

Top