Saiba quais direitos que os militares não têm! Confira!

Felipo Bellini 14/02/2022 Notícias

Existem alguns direitos que os militares não têm que os diferem de parte da sociedade. Sonhada por muitos jovens, a carreira militar possui grandes atrativos, mas também limitações. 

Quem escolhe trilhar o caminho das Forças Armadas não têm acesso a alguns direitos específicos que são concedidos normalmente aos trabalhadores brasileiros que exercem suas funções sob o regime de CLT. Acompanhe o texto até o final e veja as vantagens e desvantagens da carreira militar.

Quais as vantagens da carreira militar?

As vantagens associadas à carreira militar são bastante atrativas e é o que faz muita gente pensar em enveredar nesse mundo. A segurança do posto de trabalho, por exemplo, é um bom exemplo disso, pois os militares têm baixíssimas chances de serem demitidos (expulsos), o que só acontece depois de eventuais processos administrativos.

Quais as vantagens da carreira militar

Fonte/Reprodução: original

O direito a licenças e afastamentos de diferentes tipos também é algo que chama atenção na carreira dos militares. Eles podem se ausentar do serviço, com a devida autorização, em situações diversas, como: núpcias, luto, mudanças, para cuidar da própria saúde ou de membros da família, etc.

Assistência com moradia, com educação (para os dependentes) e com saúde, concessão de pensão, regras diferenciadas para aposentadoria em relação aos civis, sistema efetivo de promoção e progressão na carreira, auxílio-transporte, natalidade e funeral são algumas outras vantagens da carreira militar que merecem destaque.

Quais direitos que os militares não têm: comparado com trabalhador CLT

Os militares, apesar de serem agraciados com muitas vantagens características da sua ocupação, não possuem direito ao FGTS, por exemplo. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um mecanismo que serve como uma reserva de dinheiro para quando o trabalhador formal perde seu emprego ou para outras situações específicas.

Outro direito que os militares não têm é o de fazer greve e ou se sindicalizar, direitos que são garantidos para algumas categorias de empregados que exercem suas funções com carteira assinada. Existe lei que respalda essa proibição e não respeitá-la pode gerar punições severas, como a expulsão da corporação, por exemplo.

Desvantagens da carreira militar

Sobre as desvantagens que existem na carreira militar, pode-se citar: a ausência de vales alimentação, a rigidez na hora de registrar faltas ao trabalho (qualquer militar que se ausentar por mais de 24h de seu posto recebe falta), limitações quanto a direitos civis (para ingressar em alguns órgãos, por exemplo, o aspirante não pode ter filhos), limitação quanto a participação e manifestação política, entre outras coisas.

Outros artigos

Esmaltes Brasil por Risqué. É campeão!

17/04/2014

Esmaltes Brasil por Risqué. É campeão!

Mais uma vez, a marca Risqué homenageia a cultura do nosso país. A linha Brasil por Risqué trouxe para as unhas femininas cores de esmaltes inspirados em aspectos cu...

Capa ABNT 2015 – Download Pronto

26/05/2015

Capa ABNT 2015 – Download Pronto

A Capa ABNT 2015 - Download Pronto é o assunto que vamos tratar com vocês, que precisam saber mais informações a respeito de trabalhos acadêmicos que seguem esse pad...

Aplicativos que substituem o WhatsApp

25/03/2013

Aplicativos que substituem o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo para smartphones que tem alcançado grande sucesso, permitindo aos milhões de usuários em todo o mundo enviar mensagens instantâneas gratui...