Dip Dying: o que é, como fazer

O dip dying é uma tendência decorativa que está dando o que falar, com peças super descoladas e divertidas, que deixam o ambiente mais…

O dip dying é uma tendência decorativa que está dando o que falar, com peças super descoladas e divertidas, que deixam o ambiente mais descontraído de uma maneira sutil, porém bastante interessante. Fique por dentro do assunto e saiba exatamente o que é dip dying e como fazer.

Os móveis pintados ao estilo dip dying estão dando o que falar. (Foto: divulgação)

O que é dip dying

“Dip” vem do inglês e significa “imergir, mergulhar”. O dip dying consiste, basicamente, em pintar uma parte da mobília ou acessório de maneira a criar um contraste de cores. É uma excelente dica para reformar móveis, como aquela cadeira sem graça, os pés de uma mesa ou até mesmo um vaso de flores gastando pouco e sem perder muito tempo com o projeto.

Dip dying passo a passo

Pintar móveis seguindo a proposta dip dying é bastante simples e muito rápido. É preciso lembrar que o tipo de tinta varia conforme o material a ser pintado. Uma boa opção é tirar as dúvidas em lojas específicas, onde é possível escolher o material mais resistente para cada tipo de superfície.

Material necessário

Os materiais necessários para fazer o dip dying são:

  • Móvel ou objeto que será reformado;
  • Tintas específicas para o tipo de superfície, em duas cores contrastantes;
  • Fita crepe;
  • Lixa;
  • Verniz a prova d’água;
  • Pincel.

Aprenda a reformar móveis ao estilo dip dying passo a passo. (Foto: divulgação)

Como fazer

  1. O primeiro passo é lixar o móvel, a fim de remover todas as imperfeições da superfície, deixando-a o mais lisa possível;
  2. Escolha a parte do móvel que será customizada com uma cor contrastante;
  3. Caso decida aplicar a tinta em mais de um local, como por exemplo nos pés de uma mesa, é necessário medir todos eles por igual, para que o acabamento fique alinhado;
  4. Utilize a fita crepe para cobrir, cuidadosamente, toda a superfície que será pintada pela tinta secundária;
  5. Pinte todo o móvel com a cor dominante. Espere secar bem;
  6. Retire a fita crepe da parte do móvel que permaneceu intocada;
  7. Recoloque a fita crepe, mas dessa vez cobrindo uma parte da região que já recebeu a tinta, determinando o lugar onde a nova cor irá começar;
  8. Pinte o restante do móvel com a nova cor. É possível repetir esse passo quantas vezes forem necessárias, respeitando o tempo de secagem entre as demãos até obter o tom desejado.
  9. Aguarde a secagem total e finalize com o verniz, que protege e confere um acabamento brilhante.
Leia Também:  Receita de broa de fubá

Dicas

  • É possível criar um móvel com mais de 2 cores. Basta repetir o processo com a fita crepe e um novo tom de tinta;
  • A simetria da região pintada é fundamental para um acabamento mais interessante. Por isso é indispensável medir bem a parte que receberá a cor diferente e deixar a divisória da pintura bem marcada

Fazer o dip dying é super simples e rápido. (Foto: divulgação)

O dip dying é uma nova tendência decorativa que está dando o que falar. Possibilitando a criação de móveis super modernos e descolados, é uma maneira barata e muito fácil de reformar a mobília.

Top