Dioxina Carcinogênica: O Que É?

A dioxina é uma substância altamente tóxica que só é liberada através do uso de utensílios plásticos quando aquecidos ou usados para cozimento. Durante…

Por Redacao em 23/08/2009

A dioxina é uma substância altamente tóxica que só é liberada através do uso de utensílios plásticos quando aquecidos ou usados para cozimento.

Durante o processo de aquecimento ou cozimento de alimentos, inclusive os gordurosos, os utensílios plásticos liberam a dioxina no alimento, essa substância vai parar nas células do corpo, podendo causar vários problemas para o organismo. O ideal é substituir definitivamente os potes em plástico pelos de vidro ou porcelana, até mesmo o uso de papel filme durante o aquecimento pode liberar essa toxina. O uso de papel filme para proteger e cobrir alimentos quando aquecidos podem na verdade respingar toxina venenosa contida na composição do plástico no alimento ao ser esquentado junto com o vapor condensado.

As Dioxinas são carcinógenos altamente tóxicos. O uso de refratário de vidro, pirex ou porcelana para aquecer alimentos é mais indicado e o papel toalha para cobrir, no lugar do papel filme.

O uso de plásticos só precisa ser evitado ao aquecer um alimento ou cozinhá-lo, pois em baixas temperaturas a toxina não é liberada, por exemplo, armazenando água em garrafas de vidro ou alimentos em pote fechados na geladeira. Sempre que aquecemos alguma coisa aumentamos a possibilidade da liberação de substâncias químicas.

Sopas semiprontas onde se adiciona água quente no invólucro de isopor ou qualquer tipo de comida semipronta e congelada com invólucro de plástico, próprio para ir ao forno ou microondas, deveriam ser retiradas das embalagens originais e colocadas em vasilhame de vidro ou louça para aquecimento.

Invólucro de papel não é ruim, mas não se sabe o que cada tipo de papel pode conter, então, seria mais seguro utilizar refratário de vidro, pirex ou porcelana.

Alguns restaurantes fast-food trocam invólucros de isopor pelo de papel provavelmente por causa da dioxina.

Estudos realizados em animais apontam a dioxina como causadora de problemas de saúde. A substância 2378 TCDD presente na composição da dioxina é um agente cancerígeno, pois o organismo o confunde com hormônios e estimula o desenvolvimento de tumores, principalmente gastrointestinal, leucemia, linfomas e sarcomas de partes moles. A dioxina também está presente no ar, mas a quantidade inalada não é suficiente para causar danos a saúde. Essa substância causa danos ao desenvolvimento e a reprodução, além disso é capaz de lesar o sistema imunológico e endócrino. A dioxina apresenta riscos a saúde do público em geral.

A dioxina é um grande poluente global, atualmente é encontrado dioxina nos tecidos de baleias no oceano mais profundo e nos ursos polares no Ártico. Ela está presente no globo de forma difusa, mesmo que a produção dessa substância fosse interrompida hoje, ainda assim demoraria anos para sumir do ambiente, isso porque elas são persistente e demoram anos para se degradarem.

Fique atento a essas dicas e prefira as tigelas e potes de vidro ou porcelana!

Top