Diminui o número de brasileiros vivendo nos Estados Unidos

PUBLICIDADE
Os brasileiros estão encontrando boas condições de vida em seu país natal (Foto: Divulgação)

Levando em consideração as 25 principais comunidades de imigrantes dos Estados Unidos, a de brasileiros foi a que mais reduziu em 2010, de acordo com dados recém divulgados pelo escritório americano do Censo. O total de “brazucas” nos EUA cresceu 5,44% em relação a 2009. A população brasileira morando em solo norte-americano quase triplicou de 1990 a 2005, com avanços e recuos, em termos nacionais. Nos três Estados que mais concentram brasileiros (Massachusetts, Flórida e Nova Jersey, nessa sequência), porém, a diminuição teve ritmo mais intenso.

A Flórida registrou queda de 15,68% na população de “brazucas” de 2009 para 2010; em Nova Jersey, o recuo foi de 15,56%. Em Massachusetts, a população do país do Carnaval e do futebol cresceu 2,57% de 2009 para 2010, mas recuou 16,43% a partir de 2005 (ano de seu pico).

A população brasileira nos EUA era de 339,6 mil em 2010. De acordo com o escritório do Censo, a margem de erro é de menos ou mais 15.262 indivíduos (4,5%). Alguns especialistas acreditam que é melhor analisar amostragem de informações ao longo de 10 anos, para que mesmo com a margem de erros o resultado não sofra alterações. O número de brasileiros nos Estados Unidos diminuiu graças ao crescimento da economia do país do futebol e as crises econômicas dos últimos anos nos EUA. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ganhou fôlego em 2004. Os EUA entraram em recessão em dezembro de 2007.

PUBLICIDADE
Entrada de brasileiros nos Estados Unidos será facilitada (Foto: Divulgação)

Quando se compara os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos com os que têm origem de outros países da América Latina chega a conclusão de que eles possuem um nível de escolaridade maior. Ou seja, esse tipo de pessoa em solo brasileiro passaram a ter mais oportunidades em sua terra natal, o que diminuiu a ida deles para o EUA em busca de instabilidade financeira.

Em 2010, 71,3% dos brasileiros nos EUA tinham de 25 a 54 anos. Essa faixa etária ainda produz e movimenta a economia. Com os brasileiros ganhando melhor os Estados Unidos passaram a ser uma opção de turismo e não de faturamento. De olho nesse mercado o governo norte-americano fez um acordo com o Brasil para facilitar a entrada de brasileiros em seu país.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.