Dilma Rousseff se reúne com líderes do Brics antes da agenda do G20

A presidente Dilma Rousseff se encontrou nesta quinta-feira (3) com os líderes do grupo Brics, composto pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e…

A presidente Dilma Rousseff se encontrou nesta quinta-feira (3) com os líderes do grupo Brics, composto pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião aconteceu, fora da agenda, neste primeiro dia das reuniões de trabalho da 6ª Cúpula do G20, evento que reúne as 20 maiores economias do planeta.

Antes do almoço do G20, os presidentes Dimitri Medvedev (Rússia), Hu Jintau (China), Jacob Zuma (África do Sul), Dilma Rousseff (Brasil) e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, se juntaram em uma reunião de aproximadamente uma hora. Representando o Brasil também estavam o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, Helena Chagas da Secretaria de Comunicação Social, o assessor para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia e o negociador-chefe do Brasil no G20, Valdemir Carneiro Leão.

As reuniões do G20 acontecem em Cannes na França. Entre os almoços e jantares marcados, a crise das dívidas públicas dos países europeus deve ser o assunto mais comentado.

A Europa espera que os países emergentes possam ajudar no Fundo Europeu de Estabilização Financeira, contribuindo com recursos. Tais investimentos têm o destino de sanear as contas de países com muitas dívidas, como a Grécia. O Brasil não descartou ajuda, desde que feita com intermédio do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Este primeiro dia de reuniões no G20 é marcado com a dúvida da Grécia em aceitar ou não a ajuda monetária oferecida pela União Europeia. O resultado pode selar a permanência ou a saída do país da zona do euro.

Top