Dilma Rousseff em visita a Bulgária

Dilma Rousseff em visita a Bulgária

A presidente Dilma Rousseff começou nesta quarta-feira (5) sua visita a Bulgária. Um dos principais objetivos da viagem é conhecer a terra de seu…

Por Redacao em 05/10/2011

A presidente Dilma Rousseff começou nesta quarta-feira (5) sua visita a Bulgária. Um dos principais objetivos da viagem é conhecer a terra de seu pai, Pedro Rousseff (Petar Roussev na grafia original). O convite veio ano passado por conta do presidente do país, Georgi Parvanov, para que ela pudesse saber um pouco mais da região de seus antepassados.

A visita iniciou com uma cerimônia na capital búlgara, Sófia, na qual foi recebida pelo presidente. Durante a cerimônia, Dilma colocou uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira no túmulo do soldado desconhecido, como primeiro ato da visita. Em seguida, foi homenageada com um desfile acompanhado de uma banda militar.

A presidente recebeu a condecoração Stara Planina, a distinção mais alta da República da Bulgária, e logo depois afirmou estar emocionada por estar na terra natal de seu pai.

Os negócios e acordos também já começaram. Neste primeiro dia de visita, o Brasil e a Bulgária fecharam um acordo de cooperação econômica e outro na área de informática.

Dilma ainda se reuniu com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov, para um almoço. Em seguida deve participar de um fórum de discussão econômico Brasil-Bulgária, com os representantes da Petrobrás, Eletrobras, Vale, Embraer e Marcopolo. Os dois primeiros grandões citados anteriormente junto ao Ministério de Minas e Energia farão uma exposição intitulada “Energias renováveis: a experiência brasileira.”, que visa exportar o modelo do Brasil de produção de fontes de energia limpa. Com isso o Brasil pode conseguir oportunidades de negócios em energia no país.

Na quinta-feira (6), Dilma Rousseff deve visitar Gabrovo, cidade onde seu pai nasceu e morou antes de ir para a França, onde seguiu para Argentina e por fim Brasil. Na cidade se encontram alguns familiares que Dilma visitará. Além disso, conhecerá também uma exposição no Museu Regional de História com o nome “As raízes búlgaras de Dilma Rousseff”.

Top