Dilma Roussef está em 22º lugar na lista dos mais poderosos da Forbes

De acordo com a revista Forbes, a presidente Dilma Roussef ocupa a 22ª posição de uma lista que reúne as pessoas mais poderosas do…

De acordo com a revista Forbes, a presidente Dilma Roussef ocupa a 22ª posição de uma lista que reúne as pessoas mais poderosas do mundo.  Ao todo, são 70 personalidades no ranking anual organizado pela revista norte-americana e divulgado na quarta-feira (2) e no caso da edição deste ano, a posição representa uma queda. Em 2010, ao ser eleita para presidência do Brasil Dilma ocupava a 16º posição.

Mesmo com a aparente queda, Dilma Roussef segue como sendo a única brasileira da lista e também como a terceira mulher mais bem posicionada no ranking, cuja lista feminina foi divulgada em agosto. Nesta ocasião, Dilma ficou atrás da chanceler alemã Angela Merkel e da Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

A posição da presidente não foi a única mudança que pode ser vista no ranking de 2011: este ano o presidente dos Estados Unidos Barack Obama recuperou o primeiro lugar, que em novembro do ano passado era do presidente da China, Hu Jintao. Em 2011, o segundo e o terceiro lugar ficaram com o premiê da Rússia, Vladimir Putin e Hu Jintao, respectivamente.

Para quem acompanha essa lista, a seleção é feita utilizando os seguintes critérios: os recursos financeiros sobre o qual os escolhidos exercem o controle, a influência que se estende em mais de uma esfera e o quão ativamente eles exercem tal autoridade e poder em prol de uma mudança no mundo.

Top