Dilma Fará Discurso em Evento da ONU

No dia 21 a presidente Dilma Roussef faz a sua estreia na ONU e também será a primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral das Nações Unidas.

Amanhã, quarta-feira (21) a presidente Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York. A ocasião é esperada – é parte da tradição o Brasil inaugurar a assembleia por ter sido o primeiro país a aderir a ONU em 1945. – porém promete ter grande significado político: trata-se do primeiro discurso de abertura realizado por uma mulher. E o discurso de estreia promete ser incisivo: seguindo o tema da assembleia deste ano que é “O Papel da mediação na solução de disputas por meios pacíficos” sua fala será a respeito do papel dos países emergentes na diplomacia preventiva e também do papel da organização frente à crise financeira mundial.

Segundo informações do o portal IG menciona a cobrança de uma maior participação de nações emergentes no conselho de Segurança da ONU e em organizações multilaterais. Já o site do Valor Econômico, sugere que a fala da presidente afirmará a necessidade de o órgão assumir a coordenação de estratégias frente a difícil situação econômica global e defende de ajustes que não sejam somente em caráter restritivo.

Compromissos internacionais.

A quarta-feira reserva o compromisso deste discurso que é o mais importante da agenda, porém as solenidades tiveram início na segunda-feira quando fez o discurso de abertura da reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis e defendeu a flexibilização das regras sobre patentes de medicamentos para ampliar o acesso a saúde. Em seguida, participou de uma reunião que buscava discutir o papel da mulher na política, ao lado da secretária de Estado americana Hillary Clinton e Michelle Bachellet, ex presidente do Chile e atual chefe da agência da ONU para a Mulher.

Segundo portal IG, hoje (20) Dilma deve receber um prêmio por serviço público do do Woodrow Wilson International Center for Scholars e no dia 21 se reúne com Ban Ki-moon Secretário-Geral da ONU. No dia 22 está prevista reunião para discutir segurança nuclear além de encontros com diversos líderes.

Leia Também:  Shows do Mcfly no Brasil em 2011

Fontes:

Top