Dilma aprova lei que celebra o Dia Nacional do Reggae

PUBLICIDADE
A data será celebrada no dia 11 de maio, data da morte do músico jamaicano Bob Marley.

A presidente Dilma Rousseff aprovou, nesta segunda-feira, o projeto de lei que celebra o Dia Nacional do Reggae no Brasil. A data será celebrada no dia 11 de maio, data da morte do músico jamaicano Bob Marley. O relatório distribuído pelo Palácio do Planalto diz que nesta data “se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”.

O projeto de lei é de autoria do então deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), atualmente senador. No texto do projeto, o deputado explica que “o legado que Bob Marley deixou ao mundo vai muito além do reggae: é através deste que muitos artistas brasileiros usam o meio da música para fazer legítimas críticas sociais. A influência deste estilo musical é tamanha em alguns estados brasileiros, que já há lei municipal que instituiu o dia do reggae, como é o caso de Salvador, através da Lei n.º 5.817/2000”.

Rollemberg ainda comenta sobre a influência do músico na música brasileira, mencionando “Cidade Negra, Edson Gomes, Gilberto Gil entre tantos outros artistas nacionais consagrados” que, segundo ele, “continuam a levar, através do reggae, mensagens de paz, amor e críticas sociais, na tentativa de alertar o povo para lutar pelos seus direitos, da mesma forma que Marley, considerado o primeiro astro do terceiro mundo com reconhecimento internacional, já fazia há quase quatro décadas atrás”.

PUBLICIDADE

Dia Nacional do MPB

Na semana passado, a presidente Dilma Rousseff aprovou projeto de lei que estabelece o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, a qual será celebrada no dia 17 de outubro. De acordo com o relatório divulgado no Diário Oficial, a data foi selecionada por ser o dia do nascimento de Chiquinha Gonzaga.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.