Dilema dos prisioneiros: o que é?

Dilema dos prisioneiros: o que é?

redacao b 28/02/2023 Direitos

O dilema dos prisioneiros é uma forma de colocar em um esquema uma série de ações humanas que podem ser tomadas em determinada situação onde ambos concorrentes devem colaborar. Embora seja um esquema que apenas representa pontualmente a realidade, o dilema é uma forma muito interessante e válida de ver certas situações.

Venha entender mais sobre o dilema dos prisioneiros, como essa situação é extremamente impactante e pode ajudar a tomar decisões no futuro.

O que é o dilema dos prisioneiros?

O dilema dos prisioneiros é uma forma de colocar situações diferentes em um esquema de possibilidades humanas. Neste dilema temos dois prisioneiros capturados e colocados em duas celas separadas sem comunicação. Para ambos prisioneiros, os guardas dão as seguintes opções:

  • Confessar o crime, traindo o companheiro;
  • Ficar em silêncio.

Dentro dessas duas possibilidades, há pelo menos 3 combinações distintas que podem gerar resultados diferentes.

  • Caso um prisioneiro confesse traindo o seu companheiro, o que confessou sairá livre enquanto aquele que ficou em silêncio pegará 10 anos de prisão;
  • Caso ambos fiquem em silêncio, cada um pegará 1 ano de prisão;
  • Caso os dois confesse e traiam uns aos outros, ambos pegarão apenas 5 anos de prisão.

Esse não é um dilema moral, mas sim um dilema para conseguir o melhor resultado ponderando riscos e recompensas. E racionalmente, tentando obter o melhor resultado possível sem correr muitos riscos a melhor estratégia é trair.

O que é o dilema dos prisioneiros
Fonte/Reprodução: original

Embora não pareça muito moral, os dois prisioneiros não tem ideia da situação do outro. Logo, não podem apostar que o seu companheiro não irá trair.

Então ficar em silêncio não é uma opção, logo é mais favorável trair torcendo para que o outro também escolha essa opção.

Como surgiu o dilema dos prisioneiros?

O dilema dos prisioneiros é um dos “jogos” mais antigos do mundo e sua origem é incerta. Não se sabe quem criou o dilema, mas ele é atribuído constantemente ao matemático húngaro John von Neumann.

Mas essa atribuição é exata. Muitos dizem que ela pode ter sido criada por Emile Brotel, matemático e político francês.

Por que o dilema dos prisioneiros é considerado um problema típico de cálculo de equilíbrio de Nash?

O dilema dos prisioneiros conversa muito com outro problema chamado de equilíbrio de Nash. O cálculo de equilíbrio de Nash diz que em determinados jogos que envolvem dois jogadores o jogo não pode ser ganho quando um jogador muda sua estratégia de modo unilateral. Sempre é necessário cooperação.

Por que o dilema dos prisioneiros é considerado um problema típico de cálculo de equilíbrio de Nash
Fonte/Reprodução: original

O jogo do dilema dos prisioneiros mostra isso colocando os dois jogadores distantes e incomunicáveis, gerando um problema onde não é possível resolver o jogo sem uma conversa.

O que acontece se os jogadores do dilema dos prisioneiros não chegam a um acordo?
Caso os jogadores não cheguem a um acordo, infelizmente os dois devem ir pela via mais “garantida”, que é trair. Assim os jogadores acabam não assumindo o risco de sair duas vezes no prejuízo e ainda tentam a chance de sair livre.

Existem soluções para o dilema dos prisioneiros? Se sim, quais são elas?

A melhor solução possível para o dilema dos prisioneiros é ficar em silêncio. Acontece que isso só é possível caso haja planejamento e melhor, caso não haja traição. Se o cenário não fosse hipotético então o problema seria certamente insolúvel e se basearia integralmente no grau de intimidade e consideração dos envolvidos.

Você já conhecia a prática do dilema dos prisioneiros? Sabia da sua importância? É um problema realmente interessante que nos faz pensar sobre a qualidade das relações humanas.

Outros artigos

Assai atacadista Sorocaba

16/11/2010

Assai atacadista Sorocaba

Assai atacadista Sorocaba Hoje viemos falar de uma empresa de qualidade que oferece produtos alimentícios para todos os comerciantes, estamos falando da Assa...

Nova coleção da Ralph Lauren 2016

13/04/2016

Nova coleção da Ralph Lauren 2016

A nova coleção da Ralph Lauren 2016 está chegando ao Brasil, com o objetivo de lançar novas tendências e permitir a montagem de looks modernos. A grife tem novidades...