Diferentes tipos de tintas para pintar sua casa

Diferentes tipos de tintas para pintar sua casa

Conhecer os diferentes tipos de tintas para pintar sua casa é algo fundamental para quem está pensando em reformar a casa, pois pequenas mudanças…

Por Andre em 01/08/2014

Conhecer os diferentes tipos de tintas para pintar sua casa é algo fundamental para quem está pensando em reformar a casa, pois pequenas mudanças nas cores e estilos das paredes podem fazer toda a diferença, dando um novo aspecto ao visual da residência.

Diferentes tipos de tintas para pintar sua casa (Foto: Divulgação)

No mercado há diversos tipos de tintas à disposição dos consumidores, cada uma delas com características próprias e funções diferentes, para serem utilizadas em determinadas partes do imóvel, como nas áreas externas e internas, por exemplo.

Diante de tamanha oferta, é essencial conhecer os produtos e as suas utilidades, antes de sair para fazer a compra, para não ter nenhum erro na hora de escolher a tinta certa para pintar a casa.

Principais dúvidas sobre a pintura da casa

Pintura de móveis antigos: dicas

Diferentes tipos de tintas para pintar sua casa

Cada tipo de tinta tem funções diferentes (Foto: Divulgação)

Algumas das principais opções de tintas disponíveis atualmente no mercado, e que estão entre as mais utilizadas, são as seguintes:

– Tinta acrílica: ideal para áreas externas, é impermeável e bastante resistente à umidade, podendo ser usada também no banheiro, na cozinha e nos muros.

– Tinta látex PVA: indicada para áreas internas, ela é solúvel em água e possui secagem rápida, dando um toque aveludado ao ambiente, devido ao acabamento fosco.

– Tinta lavável: indicada para locais que sujam com frequência, essa tinta possui aditivos que impedem a absorção de líquidos e umidade, facilitando a remoção de manchas.

– Esmalte sintético: bastante resistente e de alta durabilidade, ele é indicado para superfícies de metal e madeira e também para a restauração de móveis antigos.

– Tinta magnética: funciona como uma base (ou primer) para pintura final com tinta acrílica, podendo ser usada ainda para facilitar o ato de pregar painéis ou fazer murais de fotos sem furar a parede, por causa da sua superfície imantada.

– Tinta epóxi: fácil de limpar, é muito usada em superfícies como aço, ferro, piso de quadras esportivas, garagem, banheiros e azulejos.

– Tinta antipichação: ela traz uma camada antiaderente que deixa o concreto ou metal impermeável, facilitando a retirada de pichações com água e sabão.

Dicas

Há tintas também para diferentes áreas da casa (Foto: Divulgação)

Além de saber quais são os diferentes tipos de tintas para pintar sua casa, também vale ficar atento a outras dicas, como eliminar as manchas de óleo, buracos, bolhas e partes descascadas das paredes, entre outras imperfeições, antes de iniciar a pintura.

Com relação à quantidade de tinta que você deve comprar, uma dica interessante é verificar, na embalagem do produto, quantos metros quadrados aquela tinta rende por demão. Assim, é possível evitar desperdícios.

Top