Diferenciação Celular: O Que É?

PUBLICIDADE

O corpo humano é uma máquina. Nele, todas as reações químicas e físicas que o homem precisa para viver acontecem. E são pequenas partículas chamadas células que fazem todo este trabalho tão essencial para a vida seja em qualquer manifestação. Como vamos nos ater aos humanos, vamos tentar explicar aqui do que se trata a função das células no corpo do homem.


A vida é uma das manifestações mais lindas de Deus e por isso que cada detalhe no corpo é um objeto de intensos e profundos estudos feitos pelos cientistas. E não importa se eles creem ou não em Deus, importa que sem dúvidas a vida é algo maravilhosos demais para passar despercebebida.

PUBLICIDADE

Isso explica o motivo de tantas curiosidades da ciência sobre como funcionam as células no corpo e cmo se dá um fenômeno chamado de diferenciação celular e suas implicações para que tudo corra bem. Aliás, mais adiante, você verá que está na diferenciação – quando realizada com falhas – a origem de doenças graves como o câncer. Acompanhe logo a seguir o que o Mundo das Tribos descobriu sobre o que significa a diferenciação de células. Várias pesquisas visam a compreensão do que ocorre nas células, ou seja,os seus processos e as sua diferenciações. Todas as pessoas têm seu inicio a partir de um óvulo fecundado por um espermatozóide. Sendo essa a primeira célula, que começa a se dividir, até que chega a fase de oito células denominadas de células-tronco totipotentes.

Todas elas tem o potencial dentro do útero de formar um ser completo. Quando o embrião tem cerca de 100 células (o blastócisto aproximadamente cinco dias após a fecundação) ocorre a primeira diferenciação das células que fica na parte externa e se diferenciam tornando-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários, enquanto a massa interna é formada de células-tronco pluripotentes. Tendo a capacidade de gerar todos os tecidos, mas não mais um ser completo.

A pergunta muitas vezes feitas por cientistas é: Qual é o comando que as células recebem para saber se vão ser células de fígado, osso, músculo ou sangue?

A resposta para tal questionamento constitui-se um grande mistério. já que o que se sabe é que de acordo com ocrescimento do embrião, as células passam a se diferenciar nos vários tecidos, muscular, nervoso, ósseo, sanguíneo, adiposo etc.

Assim, cada célula irá realizar sua função, ou seja de acordo com a sua classificação. Já se entende que uma vez diferenciada, todas as células-filhas têm as mesmas características. Assim, células de fígado só originarão células hepáticas, células sanguíneas originarão células produtora de sangue e assim por diante. É assim como ocorre a diferenciação celular e tal diferenciação é nomeada modo terminal. No decorrer desse processo, alguns genes são silenciados e outros permanecem ativos e isso é específico para cada tecido. Este é agora o objeto de estudo, revelar o porque dos genes silenciados ficarem ativos para cada tecido. Aguardemos novas pesquisas.


PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.