Diferença entre Hatch e Sedan: qual é

A cada ano, as montadoras de automóveis lançam tantos modelos de carros no mercado, entre atualizações de carros antigos e novos veículos, que fica…

A cada ano, as montadoras de automóveis lançam tantos modelos de carros no mercado, entre atualizações de carros antigos e novos veículos, que fica até difícil escolher a melhor opção para ter na garagem.

Repare nas diferenças externas entre as versões hatch e sedã do GM Sonic (Foto: Divulgação)

Além da grande quantidade de opções, os compradores também costumam ter dúvidas sobre as nomenclaturas utilizadas pelas fabricantes na hora de classificar os seus carros, como hatch, sedan, picape, SUV (utilitário esportivo), coupe, jipe, furgão, monovolume, station wagon (a famosa perua) e por aí vai.

Entre esses tipos de carrocerias, os mais conhecidos e populares são o hatch e o sedã, que no caso do mercado nacional figuram na lista de preferência dos compradores, principalmente no segmento do hatch, também conhecido como “compacto”, no qual estão alguns dos carros mais vendidos do Brasil.

Mesmo com tanta popularidade e a grande facilidade de encontrar modelos desses estilos nas ruas, muitas pessoas não sabem quais são as diferenças entre hatch e sedan.

As principais diferenças entre hatch e sedan

Observando o Renault Clio, é possível perceber as principais características de um carro hatch (Foto: Divulgação)

Também conhecida como “hatchback”, a carroceria hatch se caracteriza por ter dois volumes distintos e fáceis de identificar, que são o cofre do motor, localizado na dianteira, e a cabine de passageiros, integrada ao porta-malas, terminando subitamente, praticamente em linha reta.

Os carros hatch costumam ser ainda conhecidos como carros de três portas, quando têm duas portas dianteiras e a tampa do porta-malas, que também serve de acesso ao interior do veículo, e carros de cinco portas, quando trazem duas portas dianteiras, duas traseiras e mais a tampa do bagageiro.

Já o Chevrolet Cruze revela as principais características de um sedã (Foto: Divulgação)

Já os carros sedan (ou sedã) são divididos em três partes ou volumes separados, muito fáceis de serem identificados. Na frente, fica o motor, enquanto na parte central está a cabine de passageiros e atrás se localiza o porta-malas, em um compartimento separado, sem acesso ao meio do veículo.

A carroceria sedã é uma das que mais sofre variações de classificação, já que não existe um padrão mundial, sendo conhecida de diferentes maneiras em determinados países e utilizada para designar desde carros de luxo, como limousines, a modelos esportivos.

Exemplos de cada carroceria

O Gol, carro mais vendido do Brasil, faz parte da categoria hatch (Foto: Divulgação)

Alguns dos principais exemplos de modelos hatch são:

– Volkswagen Gol

– Volkswagen Golf

– Fiat Palio

Fiat Uno

– Chevrolet Onix

– Chevrolet Celta

– Ford Ka

– Ford Focus Hatch

– Peugeot 308

– Toyota Etios

– Renault Clio

Já os seguintes modelos fazem parte dos exemplos de sedans:

O Fiat Linea também mostra com detalhes os três volumes da carroceria sedan (Foto: Divulgação)

– Renault Logan

– Renault Fluence

– Toyota Camry

– Toyota Corolla

– Honda City

– Fiat Siena

– Fiat Linea

– VW Polo Sedan

– VW Jetta

Chevrolet Cruze

Top