Dietas para pessoas com idade avançada

Saiba mais sobre dietas para pessoas com idade avançada. Na terceira idade, é fundamental tomar alguns cuidados com a alimentação para preservar a saúde…

Saiba mais sobre dietas para pessoas com idade avançada. Na terceira idade, é fundamental tomar alguns cuidados com a alimentação para preservar a saúde e o bem-estar. Um bom cardápio é decisivo para o idoso ter ossos fortes, coordenação motora e boa memória.

Dietas para pessoas com idade avançada. (Foto Ilustrativa)

Dietas para pessoas com idade avançada. (Foto Ilustrativa)

Quem tem mais de 60 anos sente os efeitos do envelhecimento com mais intensidade, afinal, os músculos ficam frágeis, a memória começa a falhar e as doenças se manifestam com mais facilidade. Não tem como evitar a terceira idade, mas as pessoas podem buscar formas de tornar esse período da vida mais saudável.

Leia mais: Exercícios e a Alimentação na Terceira Idade

Dietas para pessoas com idade avançada

As dietas para pessoas com idade avançada devem ser ricas em nutrientes. Somente dessa forma o corpo ficará forte e protegido contra uma série de problemas de saúde. É fundamental que o idoso faça um cardápio balanceado e também se preocupe com os horários das refeições. Os nutricionistas recomendam comer de três em três horas, seis vezes ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Confira a seguir os itens que não podem faltar na dieta da terceira idade:

Nozes e castanhas

Toda pessoa com idade avançada deve adquirir o hábito de consumir oleaginosas, como é o caso das nozes e das castanhas. Esses alimentos são ricos em zinco, um mineral que reforça as defesas do organismo e contribui com os cinco sentidos.

As nozes devem marcar presença no cardápio. (Foto Ilustrativa)

As nozes devem marcar presença no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Leite e laticínios

O idoso deve incluir no seu cardápio fontes de cálcio, como é o caso do leite, do iogurte, do queijo branco e outros laticínios. Esse mineral ajuda a fortalecer os ossos e previne uma série de doenças comuns na terceira idade, como é o caso da osteoporose.

Saiba mais: Como manter a saúde na terceira idade

Óleo de fígado de bacalhau

Para que o cálcio possa agir no organismo, é fundamental consumir alimentos ricos em vitamina D, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau. Esse item pode ser encontrado em cápsulas e serve de suplementação para a dieta. Para ativar o nutriente, também é necessário tomar 15 minutos de sol por dia.

Frutas, legumes e verduras

As frutas, os legumes e as verduras são alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa com idade avançada. Esses itens são fontes de vitaminas, fibras e antioxidantes poderosos.

Os legumes também são essenciais. (Foto Ilustrativa)

Os legumes também são essenciais. (Foto Ilustrativa)

Peixes

Na terceira idade, a pessoa sofre com uma série de problemas cognitivos, como perda da memória e baixa capacidade de concentração. Uma forma de melhorar o funcionamento do cérebro é consumindo salmão, sardinha e atum. Esses peixes são ricos em ômega-3, um composto que estimula a comunicação entre as células nervosas.

Veja também: Dicas para idosos se alimentarem melhor

Agora você já sabe como fazer dietas para pessoas com idade avançada. Aproveite as dicas para montar um cardápio nutritivo e desfrutar de uma velhice mais saudável. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dieta.

 

Top