Dietas para combater doenças

Você conhece as dietas para combater doenças? Pois saiba que alguns cardápios são ótimos para garantir uma saúde de ferro, seja na infância, na adolescência,…

Por Andre em 13/07/2015

Você conhece as dietas para combater doenças? Pois saiba que alguns cardápios são ótimos para garantir uma saúde de ferro, seja na infância, na adolescência, na vida adulta ou na terceira idade. O segredo da alimentação consiste em combater o exagero e apostar nos itens naturais, como é o caso das frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais. Leia a matéria e descubra a melhor dieta para a sua saúde.

Dietas para combater doenças. Foto: Ilustrativa

As dietas contra doenças podem ser tão (ou até mais) eficientes para a luta contra as mais diversas enfermidades quanto os tradicionais medicamentos, produzidos em laboratório, consistindo em uma ótima alternativa para evitar vários problemas de saúde. Ou seja, a prevenção para uma série de doenças pode estar no supermercado mais próximo, o que reforça a importância de escolher bem os produtos que você vai colocar no carrinho e levar para casa, optando por uma alimentação mais saudável.

Leia mais: Alimentos anti-colesterol: quais são

☰ CONTEÚDO

Dietas para combater doenças

Doenças do coração, câncer, gripes, resfriados, obesidade, pressão alta, dores de cabeça, gota, diarreias e colesterol alto são apenas algumas das diversas doenças que podem ser combatidas com simples mudanças nos hábitos alimentares, optando por uma dieta equilibrada.

A dieta precisa ser rica em todos os nutrientes que o corpo precisa. Foto: Ilustrativa

Alimentos que previnem doenças

Há vários alimentos para combater doenças, que se destacam pela alta quantidade de vitaminas, minerais e outros tipos de nutrientes que reforçam o sistema imunológico e tornam o organismo muito mais forte para evitar o surgimento de enfermidades. As dietas para combater doenças normalmente possuem propriedades nutricionais diversificadas, com a finalidade de oferecer tudo aquilo que o organismo precisa para a manutenção da saúde.

Para prevenir o câncer, por exemplo, não deixe faltar alimentos como ovos, folhas verde-escuras, framboesa, repolho, laticínios desnatados, peixes ricos em ômega 3, chá verde, grãos integrais, alho, tomate e cenoura, em sua cozinha, lembrando que eles oferecem ainda defesa contra várias outras doenças.

Os alimentos são poderosos aliados para prevenir doenças. Foto: Ilustrativa

Saiba mais: Nozes reduzem riscos de infarto e AVC

Contra as doenças cardíacas, gripes, resfriados e outras enfermidades, alguns alimentos que reforçam as defesas do corpo são laranja, limão, mamão, agrião, abacate, beterraba, maçã, linhaça, nozes, quinoa, peru, trigo, azeite de oliva, uvas e sucos naturais, entre outros.

A melhor dica é optar por um cardápio bastante diversificado, variando os itens de acordo com o dia, pois assim você se alimenta melhor e aproveita todos os benefícios desses produtos tão importantes para a saúde.

A dieta mediterrânea

A dieta do Mediterrâneo é uma ótima opção para quem deseja ter uma vida mais saudável. Foto: Ilustrativa

Baseada em um conjunto de tradições alimentares de países como Itália, Grécia, Espanha e Portugal, a dieta mediterrânea também combate uma série de doenças, além de ser uma ótima alternativa para perder peso.

Ela é rica em frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, oleaginosas, leite e derivados, peixes, vinho, azeite de oliva e ervas de cheiro. Por outro lado, é conhecida pelo baixo consumo de produtos industrializados, alimentos ricos em açúcar e gordura, doces, carnes vermelhas e gorduras de origem animal.

Veja também: Dieta mediterrânea diminui risco de ter câncer de mama

Existem muitas possibilidades de dietas para combater doenças! Você só precisa fazer a combinação certa de alimentos para conseguir manter a saúde e afastar as principais enfermidades. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras dicas para manter uma alimentação saudável todos os dias.

Top