Dieta vegetariana como fazer

Dieta vegetariana como fazer

Dieta vegetariana como fazer é o que você vai aprender lendo a matéria a seguir. Esse tipo de dieta vem ganhando cada vez mais…

Por Andre em 27/04/2015

Dieta vegetariana como fazer é o que você vai aprender lendo a matéria a seguir. Esse tipo de dieta vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente entre as pessoas interessadas na perda de peso saudável e na melhora da qualidade de vida.

Dieta vegetariana como fazer (Foto Ilustrativa)

Seguida por milhares de pessoas em todos os cantos do mundo, especialmente entre aqueles que querem uma alimentação mais natural, a dieta vegetariana pode levar à perda de peso rápida (há relatos de perda de até 4 kg em um mês), fazendo com que você fique com um corpo mais bonito e fininho.

Dieta vegetariana para crianças: cuidados

Dieta vegetariana como fazer

Na dieta vegetariana, os alimentos de origem animal são eliminados (Foto Ilustrativa)

Basicamente, a dieta vegetariana consiste em eliminar os produtos de origem animal do seu cardápio diário (carnes, aves, peixes, etc), substituindo-os por produtos de origem vegetal, contribuindo para deixar os níveis de gordura saturada e colesterol bem mais baixos.

De maneira geral, o cardápio é composto por legumes, verduras e grãos integrais, entre outros alimentos naturais, que fazem o corpo funcionar a todo vapor, acelerando a queima de gorduras e a eliminação de toxinas do organismo.

Além disso, com uma alimentação rica em fibras, fica mais fácil prolongar a sensação de saciedade e diminuir a compulsão alimentar, ou seja, você passa a conseguir controlar melhor a vontade de comer, evitando abusar no tamanho das refeições. Com isso, ingere uma quantidade bem menor de calorias.

E assim como outros tipos de dieta, a vegetariana também deve incluir a prática de atividades físicas com regularidade, fazendo com que você deixe o sedentarismo de lado. Aliando os exercícios à mudança nos hábitos alimentares, é possível alcançar os resultados muito mais rapidamente.

Tipos de dietas vegetarianas

Em alguns casos, ovos e laticínios são consumidos (Foto Ilustrativa)

Conforme dissemos anteriormente, o cardápio vegetariano não conta com produtos de origem animal. Mas algumas pessoas não deixam de incluir ovos e/ou leite em seu cardápio. Dessa forma, convencionou-se em dividir a dieta em três tipos:

  • Dieta vegetariana que inclui ovos e laticínios (a mais comum)
  • Dieta vegetariana que inclui laticínios, mas não ovos
  • Dieta vegetariana que inclui apenas verduras, legumes e frutas (exclui ovos, laticínios e quaisquer outros produtos de origem animal)

Vantagens dieta vegetariana

Essa dieta é uma boa pedida para diminuir as medidas (Foto Ilustrativa)

Além da perda de peso e da melhora geral na qualidade de vida, há várias outras vantagens da dieta vegetariana, como o bom funcionamento do intestino e a prevenção de diversos tipos de doenças (problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer, etc), por exemplo, dependendo dos alimentos incluídos no cardápio.

Outro benefício é que se trata de uma dieta com alimentos conhecidos e fáceis de encontrar, o que pode contribuir para uma adaptação mais rápida aos novos hábitos alimentares.

Alimentos que parecem ser vegetarianos mas não são

Desvantagens dieta vegetariana

Vegetais, frutas, legumes, grãos e integrais são a base da dieta vegetariana (Foto Ilustrativa)

Por outro lado, o ato de excluir a carne e todos os seus derivados da dieta pode ser algo bastante complicado para muitas pessoas, já acostumadas a consumir esses alimentos desde a infância. Nesse caso, é necessária muita força de vontade para continuar.

Outro ponto importante é que a proibição de comer carne e outros alimentos, restringidos nessa dieta, pode resultar na falta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, gerando algumas dificuldades.

Cardápio dieta vegetariana

O cardápio vegetariano é leve e bastante saudável (Foto Ilustrativa)

O cardápio da dieta vegetariana deve incluir uma grande variedade de alimentos, como frutas, grãos, legumes, nozes e vegetais, por exemplo, para garantir proteína, cálcio e ferro, entre outros nutrientes essenciais para o corpo.

Um exemplo de cardápio de dieta vegetariana é o seguinte:

Café da manhã

  • 300 ml de suco de limão
  • 1 fatia de pão integral
  • 1 colher (chá) de geleia de abacaxi sem açúcar
  • 200 ml de leite desnatado

Lanche da manhã

  • 1 banana

Almoço

  • 1 porção de salada de alface com tomate cereja e pepino
  • 1 porção de abóbora com salsinha
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 panqueca de brócolis

Lanche da tarde

  • 1 maçã
  • 1 noz

Jantar

  • 1 porção de sopa de legumes
  • 1 fatia de pizza de mussarela

Ceia

  • 1 banana
  • 1 xícara de chá de camomila

Cuidados ao seguir a dieta vegetariana

Para seguir essa dieta é recomendável o acompanhamento médico ou de nutricionista (Foto Ilustrativa)

Como essa dieta consiste em fazer importantes modificações nos hábitos alimentares, é fundamental ter um acompanhamento médico ou de nutricionista durante a dieta vegetariana, pois a restrição a determinados alimentos pode não ser benéfica para alguns organismos.

Com a ajuda de um nutricionista, é possível criar um cardápio mais balanceado e que ajudará a equilibrar melhor o consumo de vitaminas e nutrientes essenciais, para não haver qualquer problema.

10 receitas vegetarianas para fazer em casa

Além disso, você deve dar preferência para os produtos orgânicos ou cultivados em sua própria horta. Assim, é mais fácil evitar o contato com pesticidas aplicados em muitos produtos, que podem ser prejudiciais à saúde.

Top