Dieta Vegana: benefícios e dicas

Saiba mais sobre Dieta Vegana: benefícios e dicas. Nessa matéria, você vai conhecer as vantagens de deixar de comer carne e outros alimentos de…

Saiba mais sobre Dieta Vegana: benefícios e dicas. Nessa matéria, você vai conhecer as vantagens de deixar de comer carne e outros alimentos de origem animal. Também terá acesso a dicas e a uma sugestão de cardápio.

Dieta Vegana: benefícios e dicas. (Foto Ilustrativa)

Dieta Vegana: benefícios e dicas. (Foto Ilustrativa)

A pessoa vegana abomina qualquer forma de exploração de animais, portanto, também abre mão de se alimentar com carnes, ovos e leite. O veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo afora, mas é preciso fazer uma série de adaptações no cardápio para conseguir “fugir” de todos os produtos alimentícios de origem animal.

Leia mais: Alimentação vegana: mitos e verdades

Dieta Vegana: benefícios e dicas

A dieta vegana não exclui apenas carnes, ovos e leite. Ela também abre mão de gelatinas, pratos preparados com banha, embutidos e mel. A alimentação passa a contar apenas com frutas, verduras, legumes, cereais, cogumelos e qualquer outro produto industrializado sem ingrediente de origem animal.

Benefícios da dieta vegana

Confira a seguir mais informações sobre dieta Vegana: benefícios e dicas:

Previne doenças crônicas: as mudanças alimentares realizadas a partir do veganismo ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Isso acontece porque a ingestão de gordura saturada se torna menor.

Previne câncer: alguns estudos revelam que a dieta vegana reduz as chances de desenvolver tumores malignos, principalmente na mama, na próstata, no pulmão e no esôfago.

Essa dieta favorece o emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

Essa dieta favorece o emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

Ajuda a emagrecer: a ausência de proteína animal no cardápio é uma excelente estratégia para conseguir perder peso, desde que as substituições alimentares sejam realizadas de forma adequada. Todo cuidado é pouco para não exagerar no consumo de carboidrato refinado.

Aumenta a expectativa de vida: o veganismo pode aumentar contribuir com a longevidade e um envelhecimento saudável. É necessário, no entanto, se alimentar com soja, carboidratos complexos, fibras e legumes.

Leia Também:  Dieta vegetariana como fazer

Melhora a imunidade: o vegano come mais frutas, portanto, o seu corpo passa a contar com uma quantidade generosa de antioxidantes, que combate a ação dos radicais livres. Dessa forma, o sistema imunológico fica fortalecido.

Saiba mais: Vantagens da dieta vegetariana

Dicas para se tornar vegano

A falta de carne e derivados do leite pode prejudicar a saúde do vegano, por isso ele deve realizar as substituições alimentares corretamente. Para não sofrer com deficiências nutricionais, os especialistas recomendam encontrar outras fontes de vitamina B12, zinco, cálcio, ferro e proteínas.

Sugestão de cardápio

Qualquer alimento de origem vegetal é proibido no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Qualquer alimento de origem vegetal é proibido no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Veja a seguir uma sugestão de cardápio para quem segue a dieta vegana:

Café da manhã: 1 fatia de pão integral, 1 copo de suco de laranja e 1 colher de creme vegetal.

Lanche da manhã: 1 cacho pequeno de uvas.

Almoço: 1 porção de salada de alface com tomates cereja, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 hambúrguer de lentilha e 2 colheres de creme de espinafre.

Lanche da tarde: 8 morangos

Jantar: 4 almondegas de soja, 1 prato de salada de agrião, 2 colheres de arroz integral e 1 porção pequena de berinjela refogada.

Ceia: ½ mamão papaia e 1 xícara de chá de hortelã.

Veja também: Ser Vegetariano é Ser Saudável?

Agora você já sabe tudo sobre a dieta Vegana: benefícios e dicas. Faça as mudanças no cardápio e desfrute de todas as vantagens do veganismo. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dieta.

 

Top