Dieta rica em carboidratos funciona?

Dieta rica em carboidratos funciona? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que estão querendo manter o peso e ter uma vida…

Por Isabella Moretti em 28/08/2015

Dieta rica em carboidratos funciona? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que estão querendo manter o peso e ter uma vida saudável. Os programas de emagrecimento normalmente desprezam os alimentos com grande quantidade de carboidratos, mas estudos recentes mostram que esse componente alimentar foi fundamental para a evolução humana.

Dieta rica em carboidratos funciona. (Foto Ilustrativa)

Dieta rica em carboidratos funciona?

Uma pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade Autônoma de Barcelona, University College of London e Universidade de Sydney, revelou que os alimentos ricos em carboidratos foram determinantes para a evolução da nossa espécie. E tudo se deve ao fato de que a glicose funciona como um “combustível” para as funções cerebrais.

Leia mais: Como consumir carboidratos sem prejudicar a saúde

De acordo com o estudo, a capacidade que o nosso corpo tem de obter açúcar dos carboidratos estimulou o crescimento do cérebro. Esse efeito pode ser notado a partir do Pleistoceno Médio. Foi nesse período que os homens começaram a incluir as raízes e tubérculos na alimentação, que, por sua vez, são importantes fontes de carboidratos.

Comer carboidratos foi decisivo para o desenvolvimento do cérebro humano. (Foto Ilustrativa)

O estudo que investigou se a dieta rica em carboidratos funciona foi publicada na revista The Quarterly Review of Technology.

A importância dos carboidratos

O consumo de carboidratos garantiu uma vantagem evolutiva aos nossos antepassados, mas parece que isso não é levado muito a sério pelas dietas atuais. O programa de emagrecimento Dukan, por exemplo, propõe ficar semanas sem carboidratos para conseguir emagrecer. Isso não é saudável: nem para o corpo, nem para as funções cognitivas.

Os nutricionistas, ao elaborar dietas alimentares, destacam a importância de compor 50% do total de calorias com carboidratos. Isso deve ser levado ainda mais a sério por quem pratica atividades físicas regularmente.

O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

Os carboidratos, quando consumidos corretamente, oferecem diversos benefícios para o corpo. Eles são responsáveis por dar energia, por nutrir as células do sistema nervoso e melhorar o desempenho nos exercícios físicos.

Fontes saudáveis de carboidratos

Existem fontes saudáveis de carboidrato, como arroz, batata, frutas, legumes, aveia, granola, pães integrais e barras de cereais. Ou seja, você não precisa necessariamente consumir doces, massas e alimentos altamente calóricos para fornecer carboidrato ao seu organismo.

A batata doce é uma fonte saudável de carboidratos. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Alimentos Ricos em Proteínas e Carboidratos

Viu só como a dieta rica em carboidratos funciona? Mas cuidado: procure manter um equilíbrio no cardápio, incluindo também alimentos que sejam fontes de proteína, vitaminas e minerais. Continue no Mundo das Tribos e veja mais dicas sobre alimentação saudável.

 

Top