Dieta para quem está com colesterol alto

A dieta para quem está com colesterol alto faz substituições inteligentes no cardápio, incluindo alimentos saudáveis e abrindo mão daqueles que prejudicam o bom…

A dieta para quem está com colesterol alto faz substituições inteligentes no cardápio, incluindo alimentos saudáveis e abrindo mão daqueles que prejudicam o bom funcionamento do corpo. Leia a matéria e veja algumas dicas para melhorar a alimentação.

Dieta para quem está com colesterol alto. (Foto Ilustrativa)

Dieta para quem está com colesterol alto. (Foto Ilustrativa)

 

O colesterol pode ser classificado em dois grupos: bom (HDL) e ruim (LDL). O primeiro tem efeito benéfico no organismo, afinal, remove a gordura dos vasos. Já o segundo pode ser considerado um gatilho para uma série de problemas de saúde, já que deposita gorduras nos vasos sanguíneos. O LDL elevado pode ser responsável por doenças como infarto, derrame cerebral e Mal de Alzheimer.

Leia mais: Como reduzir colesterol sem remédios

Dieta para quem está com colesterol alto

Para controlar o colesterol, a pessoa precisa adotar hábitos de vida saudável, como é o caso de uma alimentação balanceada. A dieta deve ser elaborada com o objetivo de manter o LDL abaixo de 100 mg/dL.

Veja a seguir algumas dicas de dieta para quem está com colesterol alto:

Escolha as carnes com cuidado

As carnes gordurosas devem ser excluídas definitivamente do cardápio. Ao invés de saborear cortes gordos, a pessoa com colesterol alto deve dar preferência às carnes de aves sem pele e aos peixes, como salmão e atum. Também é importante prestar atenção na forma de preparo: evite fazer fritura e dê preferência a preparação da carne grelhada ou assada. A quantidade ideal de carne por dia é de 150 a 200g.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre o mel

Ovos, leites e derivados

Dê preferência ao leite desnatado. (Foto Ilustrativa)

Dê preferência ao leite desnatado. (Foto Ilustrativa)

A dieta deve ser bem variada e com diferentes fontes de nutrientes. O consumo de ovos está liberado, desde que não ultrapasse 4 unidades por semana. Essa quantia também inclui os pratos que levam ovos na receita, como bolos e pães. Na hora de escolher leite e iogurte, dê sempre preferência a versão desnatada, pois ela é menos gordurosa.

O queijo minas light também é uma boa opção para o cardápio, principalmente quando o objetivo é substituir a muçarela e o parmesão. Procure evitar o consumo da margarina tradicional, pois ela eleva os níveis de colesterol LDL.

Saiba mais: Colesterol Alto: Consuma Morango e Linhaça

Aposte no consumo de Ômega 3

O ômega 3 se destaca como uma gordura boa, que reduz consideravelmente a incidência de doenças cardiovasculares. Para incluir esse componente na dieta, é fundamental apostar no consumo de peixes, nozes, óleo de linhaça, óleo de soja e óleo de canola. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a suplementação com cápsulas de ômega 3.

Inclua alimentos do bem no cardápio

O consumo de soja ajuda a manter o colesterol controlado. (Foto Ilustrativa)

O consumo de soja ajuda a manter o colesterol controlado. (Foto Ilustrativa)

Alguns alimentos merecem lugar especial no cardápio porque ajudam a baixar o colesterol ruim, como é o caso do alho, da aveia, do chocolate meio amargo, da alcachofra, da laranja, do vinho, da soja e do açaí.

Veja também: Como baixar colesterol rapidamente

E aí? Gostou das dicas de dieta para quem está com colesterol alto? Deixe um comentário. Para melhorar ainda mais os resultados do cardápio, consulte um nutricionista. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top