Dieta para engravidar: cardápios e alimentos

A dieta para engravidar é rica em alimentos que estimulam tanto a fertilidade feminina como também a masculina. O cardápio é elaborado com o…

A dieta para engravidar é rica em alimentos que estimulam tanto a fertilidade feminina como também a masculina. O cardápio é elaborado com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema reprodutor como um todo.

Cuide da alimentação e aumente as suas chances de engravidar. (Foto Ilustrativa)

Cuide da alimentação e aumente as suas chances de engravidar. (Foto Ilustrativa)

Muitos casais enfrentam dificuldades para conseguir gerar uma criança. Em geral, a situação está associada à idade, aos problemas de ovulação ou à baixa produção de espermatozoides. Uma forma de aumentar as chances de engravidar é montando um cardápio balanceado.

Como fazer uma dieta para engravidar?

Vários pesquisadores estudam formas de criar a dieta da fertilidade, ou seja, um cardápio rico em alimentos que beneficiam o sistema reprodutor.

A dupla de estudiosos Jorge Chavarro e Walter C. Willett, da Harvard Medical School, chegou a elaborar um programa de reeducação alimentar em 2009, que fortalece o organismo e aumenta consideravelmente as chances de engravidar. O cardápio propõe, basicamente, substituir cafés e doces por alimentos naturais, como frutas e legumes.

Alguns alimentos não podem faltar no cardápio da futura mamãe ou do futuro papai. Confira:

Verduras escuras

Existem alguns alimentos que ajudam a engravidar, como é o caso das verduras escuras. Inclua no seu cardápio itens como brócolis, couve e espinafre, pois eles são ricos em um nutriente chamado ácido fólico.

O brócolis é rico em ácido fólico. (Foto Ilustrativa)

O brócolis é rico em ácido fólico. (Foto Ilustrativa)

Feijão

Se você está querendo receber a visita da cegonha o mais breve possível, então inclua feijão no seu cardápio diário. O alimento é uma poderosa fonte de ferro, assim como os cereais, o agrião e a rúcula.

Oleaginosas

Inclua castanhas, amêndoas, avelãs e nozes no seu cardápio. Essas oleoginosas são fontes de selênio.

Frutas

As frutas cítricas, ricas em vitamina C, são bem-vindas ao cardápio, como é o caso da laranja, da mexerica, do limão e do abacaxi.

Inclua frutas cítricas no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Inclua frutas cítricas no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Carnes magras

As carnes magras são poderosas fontes de vitamina B12 e vitamina B6, portanto, não podem ficar de fora da alimentação. Na hora de fazer as refeições, aposte em cortes como patinho, maminha e lagarto.

Há muitos outros alimentos que podem ser inclusos na dieta para engravidar. Na hora de selecioná-los, procure considerar aqueles que são contes de vitaminas e minerais, como vitamina A, B, B6, B12, C, D e E, zinco, selênio e ácido fólico.

Além de respeitar o cardápio da dieta para engravidar, o casal também deve manter outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Vale a pena fazer uma caminhada de 30 minutos por dia ou alguma outra atividade aeróbica, capaz de melhorar o preparo físico.

 

Top