Dieta para emagrecer baseada em redução de carboidrato

Dieta para emagrecer baseada em redução de carboidrato é uma das melhores opções para quem está na luta para eliminar gorduras, de acordo com artigo publicado no The Journal of The American Osteopathic Association.

Dieta para emagrecer baseada em redução de carboidrato (Foto Ilustrativa)

No estudo, realizado por médicos da Clínica Mayo do Arizona, foram avaliadas várias dietas para perder peso, e entre elas, as dietas que limitam o consumo de carboidratos foram as que se saíram melhores, sendo seguras por até seis meses.

Dependendo da estratégia para emagrecer, a perda de peso pode ser de 1 kg a 4 kg maior nesse tipo de dieta, quando comparada com aquelas que restringem a ingestão de gordura, conforme os médicos da instituição americana.

Dieta para emagrecer baseada em redução de carboidrato

O macarrão é uma das maiores fontes de carboidratos (Foto Ilustrativa)

Para chegar à conclusão de que a dieta baseada em redução de carboidrato emagrece mais, os especialistas analisaram dados sobre dietas de baixo teor de carboidrato coletados entre janeiro de 2005 e abril de 2016.

Os resultados mostraram a eficácia de curto prazo desse tipo de programa alimentar na redução de peso, sem efeitos negativos na pressão sanguínea, no colesterol e na glicose. No entanto, os médicos americanos responsáveis pela pesquisa alertam que há poucos dados sobre segurança e eficácia a longo prazo.

O milho também é rico em carboidratos (Foto Ilustrativa)

Outro alerta feito pelos pesquisadores é de que as dietas com baixo teor de carboidrato levam a um consumo maior de carne, o que pode implicar na elevação do risco de câncer e de mortalidade por outras causas.

Como ainda há poucos dados referentes ao assunto, alguns médicos da Clínica de Mayo têm evitado propor essas dietas aos pacientes, preferindo encorajá-los a valorizar comidas saudáveis e a evitar o consumo de carnes processadas (bacon, salsicha, presunto, etc).

Dietas que limitam a ingestão de carboidratos

Outra boa fonte de carboidratos está nos cereais (Foto Ilustrativa)

Algumas das dietas que limitam a ingestão de carboidratos, citadas pelos médicos americanos, são bastante conhecidas no Brasil, como a Dieta Atkins, que prioriza o consumo de alimentos ricos em proteínas.

A Dieta Paleolítica e a Dieta South Beach também têm regras parecidas, com o objetivo de restringir o consumo de carboidratos para emagrecer. Cabe ressaltar que antes de fazer qualquer tipo de dieta, você deve pedir orientações de um médico ou nutricionista.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados