Dieta infantil, dicas, cardápio

Atualmente existe uma variedade grande de alimentos e nem todos são nutritivos. As crianças normalmente escolhem os alimentos saborosos para seu paladar, mas não…

Atualmente existe uma variedade grande de alimentos e nem todos são nutritivos. As crianças normalmente escolhem os alimentos saborosos para seu paladar, mas não tem a preocupação de escolher os mais saudáveis. Por isso, é importante que os pais ensinem desde cedo o filho a se alimentar de forma balanceada e nutritiva, evitando problemas de saúde que possam aparecer ao longo dos anos. Confira algumas dicas de cardápios para a dieta infantil.

Os pais devem estimular bons hábitos alimentares desde cedo. (Foto: divulgação)

A cada ano, o número de crianças obesas cresce e esse é um dado alarmante. As crianças obesas e com hábitos alimentares errados são mais propensas a doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares. Esses pequenos acabam apresentando problemas de saúde cada vez mais cedo. Cabe aos pais impedir que seus filhos se alimentem de forma errada, para evitar essas complicações. Com a finalidade de não cometer esse tipo de erro, veja algumas dicas sobre a dieta infantil e confira a sugestão de um cardápio muito saudável.

Saiba quais são os cuidados necessários com a alimentação infantil.

Alimentação ideal para bebês

Todos os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados apenas com leite materno. Esse alimento é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico, intelectual e imunológico dos pequeninos, além de fortalecer o vínculo afetivo com a mãe.

O ideal é que o leite materno seja o único alimento oferecido às crianças de até 6 meses de idade. A partir dessa data, pode-se começar a introduzir uma alimentação bem distribuída e balanceada. Uma boa dica é iniciar com as papinhas de fruta, e mais futuramente a papinha salgada.

A carne é um ingrediente importante nessa fase, pois fornece o ferro necessário para prevenir anemias. Também é essencial oferecer fontes de carboidratos (como o macarrão, mandioquinha, batata ou milho) e vitaminas (feijões, vagens, ervilhas e lentilhas). Esses alimentos devem ser oferecidos picados, mas não muito pequenos, para estimular a mastigação da criança.

Continuar Lendo  Lugares para praticar stand up paddle

Dicas alimentares durante a infância

É durante a infância que uma boa educação alimentar se faz mais importante, pois cria hábitos que, com certeza, irão perdurar por toda vida. Os pais devem insistir na oferta de alimentos desconhecidos, mesmo que, em um primeiro momento, o pequeno se recuse a comer, pois é comum rejeitar o novo.

Uma excelente dica para tornar as refeições mais atraentes para o público infantil é deixá-las participar da preparação dos pratos, pois além de ser uma boa oportunidade para a educação nutricional, cria responsabilidades e autonomia.

Outra recomendação que faz o maior sucesso é batizar os pratos com nomes divertidos, como por exemplo, chamar o suco de morango de “suco do vampiro”, ou o suco de couve com maracujá de “suco do Shrek”.

Também vale a pena soltar a criatividade e reinventar alguns pratos de maneira muito mais saudável e nutritiva, fazendo bolos com ingredientes como abobrinha e espinafre ou até mesmo brigadeiro de cenoura. As crianças apreciam muito quando o prato é montado de maneira divertida, com a comida formando o rosto de personagens ou outros tipos de desenhos.

Permitir que as crianças participem da preparação dos alimentos cria responsabilidades e desperta a curiosidade. (Foto: divulgação)

Sugestão de cardápio infantil

Para facilitar a vida de quem está tentando melhorar a alimentação do filho, confira as dicas de cardápio infantil, lembrando que a quantidade de dos alimentos varia conforme a idade e o sexo da criança.

  • Café da manhã:

Fontes de cálcio como leite e derivados;

Carboidratos como pães e cereais;

Vitaminas, minerais e fibras, que podem ser encontrados em frutas.

  • Lanche da manhã

Uma fruta ou derivado do leite (iogurte com torradinhas ou iogurte com cereais).

  • Almoço
Continuar Lendo  Pacotes de viagens João Pessoa 2012

Legumes e verduras, que são ricos em minerais, fibras e vitaminas;

Arroz ou macarrão, que oferece a energia necessária ao longo do dia;

Carne magra, que é considerado um alimento construtor e ajudam no desenvolvimento do corpo;

Sucos de frutas, que preferencialmente devem ser ofertados após as refeições.

  • Lanche da tarde

Sucos naturais, frutas e lanchinho de pão com queijo.

  • Jantar

Igual ao almoço

  • Ceia

Leite quente, que é ótimo para acalmar crianças agitadas.

Saiba quais os alimentos que ajudam no crescimento infantil.

É preciso montar os pratos de maneira divertida e atraente. (Foto: divulgação)

É muito importante não descuidar da alimentação das crianças, estimulando bons hábitos desde a mais tenra idade. Vale a pena seguir as dicas e elaborar um cardápio infantil bem variado e com todos os nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento dos pequeninos.

Top