Dieta Gracie cardápio, receitas

Formada por vários lutadores campeões, a família Gracie aparece como uma inspiração para muitos jovens que desejam construir carreira com arte marcial. Os membros…

A Dieta da família de lutadores foi criada pelo patriarca Carlos Gracie. (Foto:Divulgação)

Formada por vários lutadores campeões, a família Gracie aparece como uma inspiração para muitos jovens que desejam construir carreira com arte marcial. Os membros da família transmitiram os conhecimentos de geração para geração, inclusive sobre a forma mais correta de se alimentar.

A dieta de uma família de lutadores

Para os Gracie, a alimentação é um dos pilares para o desenvolvimento do atleta, por isso ela precisa ser bem planejada. Para garantir o bom desempenho nas lutas, os membros da família seguem uma dieta criada por Carlos Gracie, grande mestre do Jiu-Jitsu brasileiro que faleceu em 1994, aos 92 anos.

O criador da dieta Gracie procurou fazer tabelas para combinar os alimentos e também mostrar os componentes que não poderiam ser consumidos juntos. O seu trabalho resultou em uma verdadeira reeducação alimentar, rica em frutas, verduras e legumes. Entretanto, o mestre do Jiu-Jitsu incluiu poucas quantidades de frituras e gorduras no cardápio.

O ajuste dos alimentos proposto pela dieta Gracie ajuda a evitar o excesso de acidez do organismo e melhora a digestão. Com o organismo funcionando melhor, o indivíduo tem maiores chances de ter uma vida longa e saudável.

Saiba mais: Como fazer uma dieta corretamente

Frutas e hortaliças são muito valorizadas na Dieta Gracie. (Foto:Divulgação)

De acordo com Kyra Gracie, representante da nova geração de lutadores da família, a dieta estabelece a combinação adequada de alimentos para evitar que o corpo fique doente ou ‘envenenado’. A principal meta da alimentação consiste em manter o pH das refeições neutro para que o organismo encontre o equilíbrio.

Para fazer a sua dieta nutritiva e balanceada, Carlos Gracie realizou várias pesquisas e buscou informações com profissionais especializados. O lutador, pioneiro no treinamento de jiu-jitsu no Brasil, foi também o primeiro a se submeter a sua dieta, seguido pelo o irmão Hélio Gracie. Os dois se tornaram exemplos de longevidade, afinal, viveram mais de noventa anos com a saúde preservada.

Leia Também:  Como limpar os vidros sem manchar

O biótipo da família Gracie é resultado da dieta proposta pelo patriarca. Os lutadores não misturam cereais, evitam o consumo de gordura junto com açúcar e respeitam o intervalo de quatro horas entre as refeições. Eles seguem as regras e procuram tornar os hábitos alimentares o mais saudável possível.

Veja também: Como emagrecer rápido e com saúde

Cardápio da dieta Gracie

A dieta Gracie divide os alimentos em seis grupos diferentes, procurando mostrar as comidas que são compatíveis ou não. Através das tabelas é possível notar, por exemplo, que carne e arroz combinam, porém macarrão e batata não podem dividir o mesmo prato.

Confira as tabelas da dieta Gracie e se inspire para formular o cardápio ideal.

Tabela da Dieta Gracie. (Foto: IG Saúde)

Tabela da Dieta Gracie (Foto: IG Saúde)

Receitas da Dieta Gracie

Aprenda algumas receitas da Dieta Gracie:

Top