Dieta do jejum: como fazer, como funciona

Isabella Moretti 30/06/2013 Bem Estar

A dieta do jejum prolongado é uma novidade que está fazendo sucesso entre as brasileiras que desejam emagrecer. O regime assume caráter restritivo, mas promete resultados rápidos. Algumas celebridades já apostam na dieta do jejum para obter a boa forma física, como é o caso da jornalista Glória Maria e as atrizes Gwyneth Paltrow e Salma Hayek.

Muitos estão apostando no jejum como uma forma de perder peso. (Foto:Divulgação)

Como funciona a dieta do jejum?

Os criadores da dieta do jejum defendem a ideia de ficar um, dois, três e até dez dias sem se alimentar. Com esta medida, o organismo pode ser desintoxicado, facilitando a perda de peso.

Quem para de comer por uns dias para emagrecer também acredita que a dieta baixa os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de melhorar as funções cognitivas do cérebro.

As pessoas que fazem a dieta do jejum adotam algumas medidas para não ‘morrer’ de fome. Glória Maria, por exemplo, passou a tomar xarope e vitaminas.

Os perigos da dieta do jejum

A dieta do jejum foge totalmente dos conselhos dos nutricionistas, afinal, ela não respeita a regra de comer de três em três horas, em porções equilibradas.  Os críticos acreditam que a restrição alimentar que está na moda não traz benefício algum, nem mesmo a perda de gordura.

A privação total da alimentação para emagrecer pode resultar em sérios problemas de saúde. Sem alimentos para obter nutrientes essenciais, o corpo passa a trabalhar apenas com reservas. Na escassez de recursos, a gordura é a última fonte procurada pelo organismo para obter energia.

Ficar sem comer por muito tempo oferece riscos à saúde. (Foto:Divulgação)

A economia de energia feita pelo corpo gera sérios impactos, como problemas renais e diabetes. A pessoa que passa muito tempo sem se alimentar também sofre com irritabilidade, dores de cabeça, fraqueza, alteração de humor e desmaios.

Quem faz a dieta do jejum corre o risco de perder músculos e elementos do próprio sangue. Este tipo de carência faz com que o organismo fique vulnerável às infecções.

A melhor forma de perder peso não é deixando de comer. O indivíduo deve procurar um nutricionista e pedir a elaboração de um cardápio balanceado. O mix de carnes, frutas, verduras, legumes e cereais garante a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e gorduras, nutrientes fundamentais para manter a boa forma e viver saudável.

Existem outras formas mais saudáveis do que o jejum para emagrecer. (Foto:Divulgação)

Em alguns casos, é necessário realizar um check-up para conhecer as reais condições do organismo. Além da dieta equilibrada, também e fundamental praticar atividades físicas regularmente e outros hábitos que emagrecem.

Outros artigos

Cozinhas Moduladas Para Apartamentos

16/07/2010

Cozinhas Moduladas Para Apartamentos

Existem empresas em que trabalham exclusivamente com cozinhas moduladas para apartamentos, por isso recomendamos que vocês entrem em contato com essas entidades para...

Calças estampadas inverno 2012

08/06/2012

Calças estampadas inverno 2012

[caption id="attachment_461091" align="aligncenter" width="403" caption="Calças estampadas para o inverno estão na moda."][/caption] As vitrines para a moda inver...

Roupas Para Gestantes: Fotos

20/04/2010

Roupas Para Gestantes: Fotos

As roupas para gestantes procuram valorizar as principais tendências da moda, reconhecendo as necessidades das futuras mamães a cada estação. As peças são confec...