Dieta com farelo de aveia

A Dieta com farelo de aveia tem se tornado uma verdadeira febre entre as pessoas que desejam emagrecer, sendo, inclusive, a opção preferida de…

A Dieta com farelo de aveia tem se tornado uma verdadeira febre entre as pessoas que desejam emagrecer, sendo, inclusive, a opção preferida de muitas celebridades internacionais, que secaram alguns quilinhos com a ajuda desse produto.

Dieta com farelo de aveia (Foto Ilustrativa)

O farelo é a camada externa que reveste o grão de aveia, retirada no processo de refino, que anteriormente acabava sendo jogada fora. Mas há algum tempo, descobriu-se que essa “capa” da aveia é riquíssima em fibra solúvel e insolúvel, minerais e vitaminas, entre outras substâncias importantes.

Com isso, o produto passou a ser a base para a criação de uma série de dietas que visam à perda de peso, como a Dieta Dukan, por exemplo, adotada por celebridades como Beyoncé, Jennifer Lopez, Fernanda Paes Leme e até a princesa Kate Middleton, entre outras famosas.

Dieta com farinha de banana verde

Dieta com farelo de aveia

O farelo de aveia é um forte aliado da luta contra a balança (Foto Ilustrativa)

Ao acrescentar o farelo de aveia no cardápio diário, você passa a contar com todo o poder desse produto para ajudar na perda de peso. Grande fonte de fibras, ele é ótimo para promover a sensação de saciedade, evitando que você exagere nas refeições.

Dessa forma, quem segue a dieta acaba ingerindo uma quantidade muito menor de calorias ao longo do dia, o que resultará em alguns quilinhos a menos, após algum tempo, desde que o regime seja seguido à risca.

Leia Também:  Hotéis all inclusive RJ

Mas assim como outros produtos, o farelo de aveia não faz milagre sozinho. Para que você perca peso usando farela de aveia para emagrecer, é preciso mudar alguns hábitos alimentares, passando a priorizar um cardápio saudável e balanceado.

Além disso, a prática de atividades físicas com regularidade, outra grande aliada da perda de peso, também deve estar presente, pois assim fica muito mais fácil alcançar os resultados desejados, ou seja, um corpo fininho e saudável.

Outros benefícios do farelo de aveia

Um dos vários benefícios desse tipo de aveia é ajudar no controle da pressão arterial (Foto Ilustrativa)

Há ainda vários outros benefícios do farelo de aveia, muito além do seu poder emagrecedor. Esse alimento é ótimo, por exemplo, para regular o intestino, evitando a prisão de ventre, graças à grande quantidade de fibras.

Quem segue essa dieta também pode fortalecer o sistema imunológico, ganhando proteção contra várias doenças, como a diabetes, já que o farelo de aveia possui a capacidade de diminuir a absorção de açúcar no sangue.

O produto também ajuda a reduzir o colesterol ruim e a controlar a pressão arterial, sendo um poderoso aliado do coração e ótimo para prevenir problemas cardiovasculares, além de proteger contra o câncer de cólon.

Outro detalhe curioso é que o farelo de aveia também pode aumentar a sensação de bem-estar, pois contém triptofano e magnésio, entre outros nutrientes que ajudam na formação da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom-humor.

Como consumir o farelo de aveia

O farelo de aveia pode ser usado de várias maneiras, como em substituição à farinha branca, em algumas receitas (Foto Ilustrativa)

A adição do farelo de aveia à dieta pode acontecer de diferentes maneiras. Ele pode ser adicionado a sucos, vitaminas, sopas, saladas e iogurtes, por exemplo, ou consumido em conjunto com algumas frutas, sendo uma boa opção para os lanches e até as principais refeições do dia.

Leia Também:  Dicas para manter a disciplina na dieta

Também dá para usar o farelo de aveia em várias receitas de pães, bolos, tortas, biscoitos, massas doces e salgadas, pizzas e panquecas, entre outros pratos, tornando esses alimentos mais saudáveis.

Dietas frias para o verão 2015

Mas para aproveitar o melhor desse farelo, é recomendável ingerir, no máximo, 30 gramas de farelo de aveia por dia, distribuídos ao longo das refeições. Além disso, vale ressaltar que você precisa beber muita água para evitar prisão de ventre.

Cuidados ao seguir a dieta do farelo de aveia

Ele também pode ser consumido nos sucos e nas frutas (Foto Ilustrativa)

Apesar de bastante saudável, é preciso tomar alguns cuidados na hora de seguir a dieta do farelo de aveia, principalmente em relação à quantidade diária ingerida do produto. É que o consumo exagerado do alimento pode causar diarreia, flatulência, inchaço na barriga e até dificultar a absorção de zinco, ferro e outros minerais importantes.

E como o produto contém glúten, as pessoas que sofrem com doença celíaca não devem apostar nesse tipo de regime, assim como quem tem a síndrome do intestino irritável ou colite.

Diferença entre farelo, farinha e flocos de aveia

A aveia pode se apresentar de diferentes maneiras (Foto Ilustrativa)

Ao adotarem essa dieta, algumas pessoas acabam se confundindo e acreditando que a aveia, em suas outras formas de apresentação, também pode trazer os mesmos benefícios que o farelo.

Como a farinha é obtida da parte mais interna do grão de aveia, ela perde uma quantidade razoável de fibras, o mesmo acontecendo com os flocos, extraídos do grão prensado integralmente. No caso do farelo, como já dissemos, ele é extraído da camada mais externa da aveia, onde está a maior concentração de fibras betaglucanas.

Por isso, é fundamental verificar se você está usando realmente o farelo de aveia, pois assim os resultados da dieta poderão surgir mais rapidamente e de maneira mais eficiente.

Onde comprar farelo de aveia

O farelo é o que possui a maior quantidade de fibras (Foto Ilustrativa)

Dieta da Luz como fazer

O farelo de aveia pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, além de várias lojas virtuais. Na hora de comprar, fique atento à data de validade e à procedência do produto.

Top