Dieta com chá-mate

Bastante utilizada no preparo do chimarrão, do tererê e de outros tipos de bebidas, a erva-mate também virou uma grande opção para quem quer…

Bastante utilizada no preparo do chimarrão, do tererê e de outros tipos de bebidas, a erva-mate também virou uma grande opção para quem quer emagrecer. Saiba mais sobre a Dieta com chá-mate na matéria a seguir.

Dieta com chá-mate (Foto Ilustrativa)

Produzido a partir da erva-mate (ilex paraguariensis), o chá-mate é bastante consumido na região Sul do Brasil, tendo adeptos também em outros locais do país, que adoram saborear a bebida em várias ocasiões ao longo do dia.

Mas o que muita gente não sabia é que esse tipo de chá pode ser um poderoso aliado na luta contra a balança, atuando em conjunto com uma dieta equilibrada e saudável e com a prática regular de atividades físicas.

Dieta da Pimenta

Dieta com chá-mate

O chá-mate é ótimo para quem quer emagrecer (Foto Ilustrativa)

Várias pessoas que passaram a adotar essa dieta, tomando chá-mate diariamente, relataram ter emagrecido até 6 kg em um mês. E qual seria o segredo da erva-mate para emagrecer? De acordo com estudos científicos, a folha que dá origem ao chá possui ação diurética e adstringente.

Ou seja, ela ajuda a eliminar toxinas presentes no organismo, substâncias que, quando acumuladas em grandes quantidades, acabam resultando em ganho de peso. Além disso, o chá-mate possui o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e contribuindo para a queima de gordura.

Outro detalhe interessante sobre a erva-mate é que ela tem a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, atrasando o esvaziamento gástrico, o que permite controlar melhor a vontade de comer. E também há indícios de que a bebida aumenta a quantidade de massa magra (músculo).

Leia Também:  Hidratar couro cabeludo: dicas

Mas conforme dissemos acima, não adianta só incluir o chá-mate no seu cardápio. Além de passar a ingerir a bebida diariamente, você também deve mudar seus hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, pois assim são maiores a chances de emagrecer.

Chá-mate emagrece e traz outros benefícios

A bebida também traz benefícios para quem sofre com diabetes tipo 2 (Foto Ilustrativa)

O chá-mate emagrece e ainda oferece vários outros benefícios para a saúde. Rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, a bebida reduz o envelhecimento precoce e diminui o risco de contrair alguns tipos de câncer.

A erva-mate também é ótima para o coração, já que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, prevenindo assim várias doenças cardiovasculares, além de ser uma boa opção para os diabéticos que querem emagrecer, pois ajuda a diminuir a glicose no sangue.

Outros benefícios do chá-mate são:

  • Melhora a digestão, aumentando a liberação de sucos digestivos.
  • Rico em vitamina B1, melhora a saúde do cérebro.
  • Aumenta o desempenho cognitivo após períodos de privação de sono e estresse.
  • Combate a celulite.
  • Protege o fígado.

Dieta da linhaça perfeita

Como preparar o chá-mate para emagrecer

Fazendo a bebida da maneira correta, dá para aproveitar todos os benefícios da erva (Foto Ilustrativa)

Para aproveitar melhor os benefícios do chá-mate, é recomendável preparar a bebida a partir das folhas de erva-mate seca, comercializada em lojas de produtos naturais e supermercados.

A bebida é preparada deixando as folhas em infusão com a água quente, a aproximadamente 80 graus. Basta colocar, em uma chaleira, um litro de água filtrada e 20 gramas de folhas de erva-mate tostada. Quando a chaleira começar a chiar, deixe as folhas em infusão por 5 minutos.

Depois, é só coar e beber, morno ou frio, lembrando que você pode acrescentar gotas de limão, canela ou gengibre, caso queira potencializar o efeito termogênico da bebida. O chá deve ser consumido em até 24 horas após o preparo, já que depois disso perde suas propriedades terapêuticas.

Leia Também:  Receitas de suco com água de coco

Há ainda a possibilidade de acrescentar adoçante ou de combinar a bebida com uma fruta adocicada, como melão, abacaxi ou maçã, para amenizar o sabor amargo da erva.

Quantidade recomendada de consumo do chá-mate

O ideal é usar as folhas de erva-mate secas (Foto Ilustrativa)

Para que o chá-mate ajude na perda de peso, o ideal é consumir 1 litro da bebida por dia, dividindo-a em porções de aproximadamente 330ml cada, que devem ser ingeridas um pouco antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

O chá-mate industrializado não têm o mesmo efeito

Apesar de natural, o chá-mate tem algumas contraindicações (Foto Ilustrativa)

No caso de usar o chá-mate para emagrecer, é recomendável preparar a bebida com as folhas da erva, evitando os sachês e a bebida pronta em latinha. É que o chá-mate industrializado contém sacarose e conservantes, que fazem a bebida não se tornar tão saudável quanto a preparada com a erva-mate seca.

Contraindicações

O recomendado é consumir 1 litro de chá-mate por dia para secar as gordurinhas (Foto Ilustrativa)

Quem sofre com problemas estomacais, hipertensão ou disfunções neurológicas não deve seguir essa dieta, por causa da alta concentração de cafeína presente na erva-mate e suas propriedades estimulantes. Em grandes quantidades, a cafeína aumenta a agitação e pode causar gastrite, taquicardia e estimular a produção da secreção gástrica.

Dieta do Gengibre

O chá-mate também é contraindicado para quem tem insônia, devendo ser ingerido, de forma geral, antes das 18h, para não atrapalhar o sono.

Top