Dieta Atkins pode elevar risco de AVC em mulheres

PUBLICIDADE
A Dieta Atkins aumenta as chances da mulher sofrer derrame.

O AVC (Acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame, tem atingido as mulheres brasileiras com mais frequência. De acordo com um levantamento feito em 2011, nos últimos cinco anos, 32 mil mulheres se internaram em hospitais públicos por causa do AVC, sendo que elas tinham idade entre 20 e 44 anos.

As chances de sofrer um derrame são maiores quando a mulher tem hipertensão arterial, obesidade, diabetes, depressão ou alcoolismo. A combinação cigarro e anticoncepcional também tem se revelado algo perigoso para pessoas do sexo feminino. Recentemente, descobriu-se que a Dieta Atkins é, inclusive, outro fator de risco.

Veja também: AVC – entenda as causas e consequências

PUBLICIDADE

Mais proteína e menos carboidrato aumentam as chances de AVC

A dieta é rica em proteínas e pobre em carboidratos.

Um estudo realizado na Suécia revelou que a Dieta Atkins aumenta as chances de AVC em mulheres. De acordo com os autores do trabalho, o cardápio formado por pouco carboidrato e muita proteína é danoso para a saúde, já que não balanceia adequadamente os nutrientes que o organismo necessita. A pesquisa teve os seus dados publicados no jornal Huffington Post.

Para chegar aos resultados do estudo, foram avaliadas 43 mil mulheres durante 15 anos. Elas responderam questionários informando os detalhes sobre a alimentação. Depois da coleta dos dados e análise dos mesmos, os pesquisadores descobriram que, as participantes que diminuíram a ingestão de carboidratos para 20g ao dia e aumentaram a quantidade de proteína na dieta em 5g, estavam propensas a desenvolver uma doença cardiovascular.

De acordo com os pesquisadores, o risco de desenvolver enfermidades como o AVC é de até 5% a mais, em comparação com as mulheres que realizam uma dieta normal. O estudo também demonstrou que a prática de atividades físicas reduz as chances de sofrer com uma patologia cardiovascular, enquanto os hábitos que não são saudáveis, como o fumo, aumentam as chances.

Como funciona a Dieta Atkins?

Pirâmide alimentar Dieta Atkins.

Esta dieta foi desenvolvida na década de 60, pelo cardiologista Robert Atkins, mas só foi publicada oficialmente em 1972. O conceito básico consiste em limitar a ingestão de carboidratos, fazendo assim com que o corpo queime a gordura armazenada para obter energia, ao invés de fazer isso com os carboidratos. O processo que se caracteriza pelas mudanças no metabolismo também faz com que o indivíduo não sinta tanta fome.

A dieta proposta por Atkins enfatiza o consumo dos alimentos que são considerados fontes de proteínas, como aves, peixes, ovos e produtos de soja. Para que funcione adequadamente, é importante seguir as quatro fases que regem a dieta. Apesar de contribuir com a perda de peso, a alimentação que segue o conceito de Atkins pode causar mau hálito e constipação intestinal.

Saiba mais: Dieta de Atkins- como fazer

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.