Dicas tradicionais do prato feito

Dicas tradicionais do prato feito

As dicas tradicionais do prato feito servem de ajuda para as pessoas que não sabem ao certo como escolher os alimentos ao comer fora…

Por Isabella Moretti em 15/11/2014

As dicas tradicionais do prato feito servem de ajuda para as pessoas que não sabem ao certo como escolher os alimentos ao comer fora de casa. Os restaurantes e botecos oferecem muitas opções de pratos feitos, que valorizam as comidas básicas da alimentação dos brasileiros.

Dicas tradicionais do prato feito. (Foto: Divulgação)

O prato feito, também conhecido como PF, se destaca como uma das principais apostas dos estabelecimentos especializados em refeições. Os ingredientes são básicos e procuram valorizar todos os grupos alimentares, como carnes, grãos, legumes e vegetais.

A combinação que serve de base para qualquer prato feito é o arroz com feijão. Não se sabe ao certo qual a origem dessa dupla tão tradicional, mas ela não pode faltar na mesa dos brasileiros. De acordo com estudiosos na área de gastronomia, o feijão foi introduzido no cardápio nacional pelos escravos. Já o arroz é uma influência dos colonos portugueses, que tinham contato com os asiáticos.

O prato feito caiu no gosto popular, principalmente porque os seus ingredientes são fáceis de encontrar e o custo é bem acessível. No entanto, o fato de ser algo tradicional não significa que os componentes são sempre os mesmos. É possível variar o cardápio do prato feito e sempre saborear comidas diferentes.

Leia mais: Dicas para emagrecer com marmita do trabalho

Dicas tradicionais do prato feito

Nem só de arroz e feijão o prato é feito. (Foto: Divulgação)

Na hora de montar o cardápio, algumas pessoas ficam em dúvida com relação aos grupos alimentares. Confira a seguir uma seleção de dicas tradicionais do prato feito:

Valorize os grupos alimentares

O prato feito costuma ser consumido na hora do almoço, por isso é uma das refeições mais importantes do dia. Ele fornece energia para realizar as atividades e também contribui com o bom funcionamento do organismo. Ao definir os componentes do prato, é muito importante diversificar os grupos alimentares e garantir uma variedade nutricional.

O seu prato não precisa ser igual todo dia. (Foto: Divulgação)

O prato feito não precisa ser o mesmo todo dia

Cada região do Brasil monta o prato feito de uma forma diferente. Em São Paulo, a refeição só fica completa com legumes e uma saladinha. No Rio de Janeiro, a tradição propõe a troca do feijão mulatinho pelo preto. Já no Rio Grande do Sul, a carne costuma ser preparada na brasa. Enfim, é possível notar que a cultura influencia muito no cardápio de cada estado.

Procure sempre fazer uma combinação saudável

O prato feito está presente todo dia na vida dos brasileiros, por isso ele precisa valorizar uma combinação saudável. O ideal é evitar as carnes gordurosas e as frituras.

Escolha um prato com ingredientes saudáveis. (Foto: Divulgação)

O segredo de um bom prato feito

Uma das dicas tradicionais do prato feito mais importante é selecionar ingredientes de qualidade. O chef também precisa ter o cuidado de não exagerar no tempero, pois nem todo mundo gosta de comida muito temperada.

Top