Dicas para viajar sem pacote turístico

Muita gente abre mão do conforto oferecido pelos pacotes de viagens para viajar por conta própria. Na verdade, esta é uma decisão que depende…

Muita gente abre mão do conforto oferecido pelos pacotes de viagens para viajar por conta própria. Na verdade, esta é uma decisão que depende de uma série de fatores, como destino, circunstância do passeio, personalidade do passageiro etc.

Os pacotes valem mais à pena para os destinos onde as operadoras brasileiras marcam presença de forma intensa, como Buenos Aires, Cancun, Orlando, cidades nordestinas, entre outros. Eles também são uma boa opção para os feriados, ainda mais se você não tiver tempo de fazer a reserva.

O problema é que este tipo de serviço geralmente oferece poucas opções de hotéis e acaba induzindo o cliente a comprar os passeios opcionais. Sem falar que a distribuição dos hóspedes na chegada e na saída da viagem toma boa parte do tempo.

Caso não esteja mais interessado em adquirir um pacote, você ainda tem a opção de participar de uma excursão. Nesta modalidade de passeio, você compra toda a logística do deslocamento e tem o seu itinerário muito bem pré-programado. Além disso, os preços já incluem atividades pelos principais pontos turísticos da região e outras opções de lazer.

A excursão é interessante para quem está pensando em elaborar um roteiro temático (viagens gastronômicas, educativas, esportivas, travessias), com o auxílio de guias especializados e a companhia de um público mais homogêneo. Se você está pensando em se juntar a algum grupo de excursão, embarque com familiares ou amigos; a viagem será muito mais prazerosa.

Já o passeio por conta própria é ideal para os destinos considerados difíceis (Rússia, China, Índia, Leste Europeu). Esta opção também é válida para a prática do ecoturismo, pois você acaba tendo mais liberdade para encaixar o passeio e tempo para descansar. Outra vantagem é que o cliente pode se hospedar em hotéis que dificilmente são oferecidos pelos pacotões e conhecer mais sobre o destino que pretende visitar.

Apesar dos benefícios, não se iluda achando que você terá uma viagem inesquecível carregando apenas uma sacola de roupas. Antes de por o pé na estrada, pesquise as opções de passagem e hospedagem na internet. Se for preciso, conte com a ajuda de um agente de viagem, que reúne ferramentas capazes de agilizar e baratear todo o processo.

É importante que cada detalhe seja pensado com calma para que você não tenha problemas durante o passeio. Colocando em prática essas dicas, você certamente vai aproveitar melhor todos os instantes de sua experiência.

Top