Dicas para Vencer a Timidez no Trabalho

Mãos congeladas, friozinho na barriga, palidez, gagueira e o branco na memória são alguns dos vários tipos de manifestações da timidez. A timidez está…

Mãos congeladas, friozinho na barriga, palidez, gagueira e o branco na memória são alguns dos vários tipos de manifestações da timidez. A timidez está presente na vida de grande parte dos profissionais. No entanto, ser uma pessoa recatada nem sempre é um ponto negativo, em algumas situações até pode ser importante, porém, há momentos principalmente no mercado de trabalho que a vergonha deve ser deixada de lado para que o profissional possa se expressar de forma adequada. Desse modo, confira abaixo algumas dicas de como lidar melhor com esta acomodação de sua personalidade.

Primeiramente, é muito importante para a pessoa tímida se conhecer. Prepare-se para entrar num intenso mergulho dentro de si. Procure conversar com pessoas próximas, fazer terapia, pois muitas pessoas, principalmente às tímidas quando se auto avaliam, tendem a listar apenas os pontos baixos da personalidade e a partir da percepção do terapeuta, a pessoa perceberá que possui qualidades, gerando maior conforto para ela.

A melhor maneira de mostrar que é confiante é provando para si mesmo. Desse modo, se marcou compromisso com algum colega de trabalho para debater alguma estratégia, cumpra com o que prometeu. Não importa quantas vezes assumiu um compromisso, é muito importante que você encare todos de frente, sem exceções.

Chega de rotinas, acabe com todos os hábitos de acomodação, pois, nada mais são do que estratégias de defesa que você mesmo construiu a sua volta. Se você tem o costume de sair com o grupo apenas durante o expediente ou de almoçar sozinho, procure mudar, convide colegas para sair ou até mesmo para almoçar de vez em quando.

Para combater a ansiedade é recomendável se preparar antes de cada desafio que se submeter. Desse modo, procure analisar o que irá expor numa reunião e ensaiar passo a passo o que falará. Também é bom fazer exercícios de relaxamento antes de assuntos importantes ou simplesmente para não parecer tão sério naquele compromisso.

Leia Também:  Decorar o quintal: dicas, ideias

Procurar apoio como terapia e cursos de oratória também é uma ótima forma de aprendizado, pois, o profissional pode com mais facilidade se abrir e libertar a timidez. O principal objetivo de atividades como essa, é fazer com o que a pessoa não tenha medo de se arriscar e principalmente de não se cobrar tanto.

É muito importante realizar sem pressa todas essas tarefas, pois, a confiança virá com o tempo. Não adianta começar a terapia ou o teatro em um dia e no outro já querer ver mudanças, a melhora vem com a experiência do profissional e não de um dia para o outro.

Top