Dicas para usar joias com vestidos longos

Há ocasiões em que os vestidos longos são indispensáveis. Festas sofisticadas, casamentos, jantares elegantes e eventos afins, todos pedem uma produção mais elaborada, com…

Por Editorial MDT em 30/04/2014

Há ocasiões em que os vestidos longos são indispensáveis. Festas sofisticadas, casamentos, jantares elegantes e eventos afins, todos pedem uma produção mais elaborada, com vestidos longos e adequados, bem como acessórios elegantes. No entanto, muitas mulheres podem cometer gafes, nestes momentos. Na ânsia de estarem perfeitamente vestidas, acabam por exagerar na escolha dos acessórios, que podem destoar do restante da produção. Veja algumas dicas para usar joias com vestidos longos.

Brincos dispensam colares (Foto: Divulgação)

Como escolher as joias que combinam com vestidos longos

Quando se fala no uso de joias, logo se pensa que são necessárias peças de luxo, confeccionadas com materiais de alto valor. Isso não é uma regra. Quem tem em casa acessórios assim, desde que estes combinem com o vestido, podem usá-lo, é claro; pois, quanto mais elegantes, mais bonito ficará o visual. Entretanto, hoje existem muitas bijuterias que não ficam muito atrás das joias.

O importante, ao escolher bijuterias para vestidos longos, é optar por modelos que não sejam mal feitos ou com detalhes que empobrecem a peça, por serem mais adequados para ocasiões informais. Verifique o acabamento do material e quais os seus componentes. Pedrarias sempre dão um ar mais elegante aos acessórios e quase não se percebe que não são joias verdadeiras.

Busto simples, colar avantajado e brincos pequenos (Foto: Divulgação)

Por outro lado, também não será adequado reunir todas as joias que possui, num mesmo look. Mesmo que elas sejam visivelmente valiosas, perderão o seu encanto, quando se exagera no uso, principalmente com vestidos que possuem muitos detalhes. De nada adianta, por exemplo, colocar brincos grandes, colar, anéis e pulseiras, tudo num mesmo visual, só porque são joias verdadeiras. É o chamado visual Over, ou seja, exagerado e tido como cafona.

Como combinar joias com vestidos longos

Quanto mais simples o vestido, mais você poderá se permitir, na escolha das joias. A isso equivale dizer que se, por exemplo, o vestido é feito inteiramente em tecido, sem bordados chamativos ou decotes muito específicos, é possível usar brincos maiores e mais ricos em detalhes. Por outro lado, os vestidos que não são simples devem ser combinados com joias muito delicadas, pois a atenção toda será voltada para a roupa.

Colar comprido e delicado, com brincos discretos (Foto: Divulgação)

Caso opte por uma linda pulseira, será melhor, então, combiná-la apenas com um par de brincos de tamanho médio a grandes, desde que o colar seja banido do look. Evite, também, usar anéis chamativos, pois a pulseira já será o destaque dos braços e mãos.

Se a escolha for por um colar grande, então o mais correto a fazer é optar por brincos pequenos e delicados. Eles devem dialogar com o colar, o máximo possível.

Brincos grandes e vestidos longos também merecem atenção. Quanto maiores as joias, mais simples deverá ser o decote da roupa. O vestido tomara-que-caia, por exemplo, mesmo que tenha o busto bordado, poderá ser combinado com brincos grandes, pois a pele à mostra causa a impressão de distância entre os bordados e os brincos, amenizando o destaque. Em suma, a dica é equilibrar joias e vestido, para que a produção não fique exagerada e cafona.

Top