Dicas para usar da melhor forma o 13º salário

Para muitos brasileiros, a chegada do final do ano representa uma oportunidade de pôr as contas em dia. Isto se torna possível em virtude…

Para muitos brasileiros, a chegada do final do ano representa uma oportunidade de pôr as contas em dia. Isto se torna possível em virtude do 13º salário, um salário extra para quem deu duro durante todo o ano. Por outro lado, não resta dúvida que o 13º também é bom para o país, visto que sempre eleva a economia de forma exorbitante, em virtude de todo o investimento em compras para os momentos festivos de Natal e Réveillon.

Olhando por outro ângulo, nem sempre o 13º salário representa um alívio para muitas pessoas e famílias. Em muitos casos, ele significa apenas o começo de um grande problema, com as dívidas. Tudo isto em decorrência da má administração desta renda extra. Por isto, antes mesmo de recebê-lo, é preciso que você tenha em mente qual a melhor forma de utilizá-lo. Afinal, mesmo sendo ótimo ter a posse de um recurso extra no final de ano, é essencial lembrar que o começo do ano de 2012 trará compromissos a serem quitados, como o IPTU, IPVA, mensalidade escolar dos filhos, compra de livros e materiais, bem como a renovação da matrícula da faculdade.

Para ajudar o leitor neste final de ano, preparamos aqui algumas dicas de como utilizar, da melhor forma, o seu 13º salário. Vamos aos pontos:

– Antes de fazer qualquer gasto, é imprescindível realizar um balanço de tudo o que precisa ser pago, inclusive os compromissos do começo do ano. Não resta dúvida que isto representa uma forma de não ficar endividado e nem gastar, aleatoriamente, o seu dinheiro.

– Para fazer as compras de fim de ano é importante realizar uma pesquisa de preço. Enfatizamos que no caso de compras em supermercados, os preços demoram um pouco para serem alterados. Isto certamente ajudará você a adquirir os melhores produtos, com excelentes preços.

Leia Também:  Aprenda com a Crise

– Para efetuar compras de presente, é importante fazer uma lista de quanto se pretende utilizar. Isto evita que a compra produtos muito caros.

– Caso suas finanças estejam no vermelho (com muitas dívidas), a melhor opção não é utilizar todo o 13º para quitar o débito. Lembre-se que dívidas devem ser pagas de forma planejada, para não comprometer as necessidades da família. Por isto, você deve entrar em contato com a empresa e tentar uma negociação a fim de obter descontos nas parcelas. Agora, uma dica interessante é dar uma parte do 13º, como entrada.

– Faça um cálculo de quanto  gasta durante todo o mês. Esta é uma forma de  ter noção dos seus gastos mensais fixos. Dessa forma, quando  receber o décimo terceiro salário,  terá uma noção clara de quanto poderá gastar com as suas compras de final de ano.

– Tente economizar, o máximo, durante as compras de final de ano. Para isto, faça uma lista de convidados e saiba exatamente quanto gastará de acordo com o número de pessoas convidadas.

As dicas acima representam uma forma de festejar,  sem gastar todo o décimo terceiro salário de forma rápida e desnecessária. Com um planejamento bem feito, certamente você poderá desfrutar do 13º,  sem maiores complicações em 2012.

Top