Dicas para usar camisa sob vestido

O mundo fashion, muitas vezes, traz propostas inusitadíssimas. Quando isso acontece, quem gosta de apostar em combinações ousadas têm a chance de soltar a…

Por Editorial MDT em 23/12/2012

O mundo fashion, muitas vezes, traz propostas inusitadíssimas. Quando isso acontece, quem gosta de apostar em combinações ousadas têm a chance de soltar a imaginação, usando as roupas de forma diferente da habitual. Nos últimos desfiles internacionais para o inverno de 2013, grifes como Marc Jacobs e Carven apresentaram uma forma bem diferente de associação entre duas peças básicas do guarda-roupa feminino. Enquanto vemos a sobreposição de camisas em vestidos, as grifes apostaram na ordem contrária. É isso, mesmo! O truque, agora, é usar camisa sob vestido.

Tendência para o inverno 2013, as camisas sob vestidos são uma combinação inusitada (Foto: Divulgação)

Para muitas mulheres, a combinação parecerá muito estranha. Sem dúvida, é algo que pouquíssimas pessoas pensariam em fazer. Entretanto, celebridades e fashionistas já trataram de apanhar suas camisas e usá-las embaixo de vestidos dos mais variados modelos. Por incrível que possa parecer, os looks aparecem em trajes formais, para ocasiões mais light e também em composições mais refinadas. Há quem torça o nariz para a moda, mas a camisa por dentro do vestido está fazendo sucesso.

Como usar?

Para usar camisa embaixo do vestido não há muito segredo. Basta apanhar aquela peça, guardada no armário, e jogá-la, dentro de um vestido. Em climas mais amenos, camisas de manga longa são ideais. Contudo, já que estamos numa época de muito calor, quem tem uma peça de manga curta pode fazer as mesmas composições. A largura do vestido vai depender do tipo de camisa a ser usada. Não é indicado optar por um modelo largo, que ficará empapado, sob o vestido. É preciso dar harmonia e contornos ao corpo.

Os desfiles mostraram. As fashionistas adotaram! (Foto: Divulgação)

O modelo de vestido ideal também parece não fazer muita diferença. É claro que não é elegante, por exemplo, usar uma camisa sob um vestido longo e sofisticado! É preciso ter bom senso. Mas este estilo tem sido empregado em vestidos com alças grossas ou finas, decotes variados (inclusive os Tomara que caia), em comprimentos também variados. Se a gola do vestido for alta e quase fechada, pode-se deixar a gola da camisa mais soltinha, com os primeiros botões desabotoados. Por outro lado, se o decote do vestido é mais marcante, com algum detalhe, é preciso ter atenção, pois a combinação poderá não ficar legal. Veja, como exemplo, a próxima imagem, em que Alexa Chung fechou os todos os botões da camisa, para que a combinação ficasse boa com o decote do vestido.

Look de Alexa Chung, em evento sofisticado (Foto: Divulgação)

Com quais sapatos usar?

Os sapatos são os mesmos que seriam usados com o vestido, sem a camisa. Então, tudo depende do modelo da peça e onde ela será usada. No caso de Alexa, o traje era refinado, destinado a um baile. Certamente, ela usou um sapato à altura, sem preocupação alguma com a camisa sob o vestido.

No que depender das grifes e das fashionistas, esta combinação inesperada cai bem, em qualquer evento. Agora, resta ver se o look combina com sua personalidade, que é o que irá dizer se a aposta vale ou não a pena.

Aprenda a usar camisa sem manga: Camisa sem manga: como usar

A camisa amarrada está em alta. Veja como usá-la: Camisa amarrada: como usar

Top