Dicas para uma ceia de Réveillon saudável

Se você quer evitar os exageros na virada do ano, confira dicas para uma ceia de réveillon saudável, que ajudam no preparo de refeições…

Por Andre em 28/12/2016

Se você quer evitar os exageros na virada do ano, confira dicas para uma ceia de réveillon saudável, que ajudam no preparo de refeições mais leves para começar o novo ano cheio de saúde e disposição.

Dicas para uma ceia de réveillon saudável (Foto Ilustrativa)

Nas festas de Natal, é comum abusar do consumo de pratos pesados como tira-gostos, frituras, salgadinhos, frios, panetones, sobremesas dos mais variados tipos e bebidas alcoólicas, resultando em problemas como barriga inchada, indisposição e ganho de quilos, entre outros.

Para quem não resistiu às tentações dos pratos natalinos, a melhor dica é apostar em um cardápio saudável para o réveillon, pois assim dá para evitar uma série de prejuízos ao organismo, ao mesmo tempo em que celebra o ano novo.

Dicas para uma ceia de réveillon saudável

Prefira pratos mais leves, que também são muito saborosos (Foto Ilustrativa)

Como fazer uma ceia saudável de réveillon? A primeira dica é usar a criatividade, mesclando pratos tradicionais das festas de ano novo com alimentos saudáveis. Um bom exemplo disso é fazer pratos com peru, lombo, frango ou chester, que são carnes magras, acompanhados de cereais integrais (arroz sete grãos).

Outra opção inteligente é substituir produtos industrializados, frituras, salgados, petiscos e carnes gordas, entre outros alimentos calóricos, por alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, que além de auxiliarem na digestão, permitem controlar melhor o colesterol, a hipertensão e o diabetes.

Sucos naturais podem fazer parte do cardápio (Foto Ilustrativa)

Há ainda várias outras sugestões de cardápios para revéillon saudáveis, como mesclar carne magra grelhada e sem pele com saladas, farofa com frutas e arroz com amêndoas, entre outros acompanhamentos de baixas calorias. Para uma sobremesa saudável, dê preferência a frutas natalinas, sorvetes e doces com frutas.

Algo que você também pode fazer para evitar exageros nas festas de ano novo é consumir pequenas refeições ao longo do dia, beber bastante água e não ficar beliscando enquanto prepara os pratos.

Réveillon saudável o que evitar

Cuidado para não exagerar no álcool (Foto Ilustrativa)

Para quem quer uma festa mais saudável, é bom deixar de lado queijos gordurosos (catupiry, provolone, etc), massas com cremes, maionese, bacon, salame, pernil e doces com creme e chantilly, entre outros alimentos comuns à ceia de réveillon.

No caso das bebidas alcoólicas, consuma com moderação ou substitua-as por sucos naturais, de preferência preparados pouco antes de beber.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top