Dicas para tratar de alergia em cães

Dicas para tratar de alergia em cães

Atualmente o problema da alergia é um mal que assola não só muitas pessoas, como também, aos animais. Muitos são os fatores que ocasionam…

Por Paulo Lima em 25/05/2013

Atualmente o problema da alergia é um mal que assola não só muitas pessoas, como também, aos animais. Muitos são os fatores que ocasionam a irritabilidade das mucosas, da pele ou até mesmo dos órgãos internos dos seres vivos. Por isso, se você tem um animal que sofre com este problema, veja a seguir como tratar a alergia em cães:

Saiba como solucionar os problemas de alergia em cães (Foto: Divulgação)

Cuidados com a higiene

O primeiro fator para tratar a alergia em um cão é prevenir. Por isso, para se ver livre da alergia no cão ou mesmo dos moradores da casa, é primordial manter uma boa higiene de seu espaço. Isso implica em ter organização, limpar a casa com frequência e permitir que sua residência fique bem ventilada e também tome sol. Portanto, comece jogando fora os livros e papéis velhos, pois eles só tendem a acumular pó, traças e outros parasitas. Procure também evitar os tapetes e caso você os tenha, impeça o acesso do cão a eles, a fim de não deixar o animal respirar o pó que este recurso acumula.

Depois de iniciar a sua limpeza e organização particular, é fundamental higienizar bem o espaço onde o cão alérgico fica. Caso ele tenha almofadinhas e cobertores para dormir, lave-os, deixe-os no sol e substitua por novos com frequência, já que os ácaros adoram se alojar nestes locais. Outra dica para tratar a alergia em cães é banhar o pet com frequência e também usar coleiras anti pulgas, uma vez que a picada destes parasitas pode ocasionar infecções e ferimentos mais graves.

Limpe bem a sua casa e os ambientes do animal para evitar o contato com ácaros e fungos (Foto: Divulgação)

Cuidados com a alimentação e a água do Pet

A alergia em cachorros também se dá pela intolerância a algum determinado alimento e principalmente os de origem animal. Algumas reações alérgicas podem ocorrer se algum componente presente na ração ativar os anticorpos que produzem as histaminas, substâncias que causam as coceiras e a queda de pelo. Entretanto, tome cuidado para não confundir alergias com intoxicação alimentar, que inclusive pode se dar a partir da água oferecida ao pet.

Saiba quais são os sintomas de alergias em cães.

Por isso, caso você tenha uma higienização impecável de sua casa e da casinha do seu amiguinho, porém as manifestações ainda ocorrem, recorra imediatamente a um veterinário para um exame de sangue e uma análise mais aprofundada sobre o problema.

A alergia em cães também pode ocorrer pela intolerância a um determinado alimento (Foto: Divulgação)

O tratamento para alergia em cães poderá se dar através de um antibiótico, pomadas, anti-histamínicos e outros elementos que só podem ser prescritos por um médico e vendidos com a apresentação de uma receita.

Veja também: Dermatites em cães – sintomas, como tratar.

Top