Dicas para tratar cabelos oleosos

Cuidar de cabelo oleoso não é fácil. É preciso evitar água fervendo, lavar o cabelo diariamente, tomar cuidado com produto no couro cabeludo, sob…

Cuidar de cabelo oleoso não é fácil. É preciso evitar água fervendo, lavar o cabelo diariamente, tomar cuidado com produto no couro cabeludo, sob a pena de ficar com o aspecto sujo ou com excesso de volume. Quem possui os fios oleosos sabe o trabalho que dá para cuidar. No entanto, por mais cuidado que se tome, muitas vezes não é o suficiente para acabar com a oleosidade. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para tratar cabelos oleosos corretamente. Confira!

Cuidados essenciais

Para tratar o cabelo oleoso é preciso prestar atenção ao usar alguns tipos de cremes e shampoos. (Foto Divulgação)

O primeiro cuidado essencial ocorre na hora do banho. Para tratar os cabelos oleosos é preciso lavar o cabelo frequentemente com shampoo específico e passar o condicionador somente do comprimento até as pontas. E mais! também é importante evitar temperaturas muitos quentes, pois a água muito quente estimula a fabricação de óleo, pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Leia mais: Cabelos oleosos: mitos e verdades

Lavar o cabelo diariamente, depende do tipo de seu cabelo. Cabelos ressecados podem ficar ainda mais secos com a lavagem frequente. Já quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de óleo maior do que o comum, a lavagem diária é fundamental.

Produtos específicos

É preciso usar produtos de acordo com a necessidade e o comprimento dos fios. (Fotos Divulgação)

Para tratar o cabelo oleoso é preciso prestar atenção ao usar alguns tipos de cremes e shampoos. É preciso usar produtos de acordo com a necessidade e o comprimento dos fios e, sempre tendo cuidado para não aplicar no couro cabeludo.

Veja também: Hidratação para cabelos oleosos

Quem usa shampoo específico para o fio oleoso, precisa todavia, evitar aplicar o produto todos os dias. Como o shampoo resseca o cabelo, acaba estimulando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas para hidratar a fibra capilar.

Dicas

É importante usar shampoos neutros, que tenham pH equilibrado. (Foto Divulgação)

  1. Quem tem cabelo oleoso precisa evitar usar produtos à base de óleo, como óleo de coco, argan entre outros;
  2. Prefira shampoos neutros, que tenham pH equilibrado. Também é importante evitar produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador);
  3. Use shampoo antirresíduo somente quando o cabelo estiver muito sujo;
  4. Na hora de usar o secador, é importante deixar o aparelho ao menos 10 cm de distância para que o calor não estimule as glândulas sebáceas;
  5. Evite escovar muito ou passar muito as mãos no cabelo.

Se nenhuma destas dicas lhe ajudar a controlar a oleosidade do cabelo, procure a ajuda de um dermatologista.

Confira ainda: Cabelos oleosos: dicas de produtos

 


Top