Dicas para transformar o visual do sofá

O sofá é considerado o ponto focal da sala e responsável por proporcionar acomodações confortáveis dentro do cômodo. Dependendo do modelo do móvel estofado,…

Por Isabella Moretti em 26/12/2011

Almofadas transformam o visual do sofá

O sofá é considerado o ponto focal da sala e responsável por proporcionar acomodações confortáveis dentro do cômodo. Dependendo do modelo do móvel estofado, ele pode se tornar cansativo na sala de estar e deixar os moradores enjoados, então à solução encontrada é trocar as peças o quanto antes por modelos mais atuais.

Apesar da variedade de sofás disponíveis nas lojas, nem todas as pessoas possuem condições financeiras de adquirir um modelo novo. Neste caso, é necessário aproveitar as peças que já possui e procurar meios de inovar o visual das peças que compõem um jogo de sofá. Há várias ideias para se aproveitar na decoração, principalmente o trabalho com têxteis.

 Sugestões para mudar o visual do sofá

Manta e almofadas no sofá neutro

As tendências de decoração se transformam com facilidade, valorizando novas linhas, cores e estampas a cada temporada. Para quem deseja ter maior flexibilidade para mudar o estilo do estofado é indicado investir num modelo neutro, que possa ser modificado com maior facilidade futuramente e se ajuste às combinações. O sofá estampado é uma opção interessante quando se apresenta na forma de mobília central que chame a atenção e neutralize os demais móveis.

Almofadas no sofá

As almofadas se revelam peças poderosas para decorar o sofá, principalmente se o móvel for neutro. Elas transformam a sala de estar com beleza, estilo e charme, além de romper com a monotonia de uma única cor. Ao adicionar estampa na sala de estar, a padronagem precisa dialogar com os demais elementos que compõem a decoração, como cortinas e tapete.

Escolha almofadas arrojadas e que sigam um mesmo padrão de estampa para decorar. As peças podem ilustrar o móvel estofado com uma cor viva em contraste com o tom neutro predominante.

Capa de sofá

Apesar de ser uma opção pouco usada atualmente, a capa de sofá aparece como uma alternativa simples para transformar a aparência do móvel. Escolha uma nova cor ou até mesmo outro padrão de estampa para mudar o look do sofá que decora a sala de estar.

Restauração

Caso o sofá já esteja danificado com rasgos ou partes da estrutura quebradas, a melhor solução para usá-lo na sala está na restauração. Normalmente a forma é preservada, mas o estofamento é trocado seguindo um novo tipo cor e textura. Esse investimento pode sair mais caro do que a compra de acessórios para o sofá, mas o resultado é bem mais visível.

Mantas no sofá

Crochê está sendo retomado pela decoração

Os tecidos são determinantes para mudar a aparência do sofá, como é o caso de uma peça confeccionada com crochê ou mesmo uma manta em cor contrastante ao do estofado. Use a peça para adicionar um toque de charme, sem alterar as formas ou o acabamento original do sofá.

Coloque uma das dicas em prática e deixe o modelo de sofá mais bonito.

 

Top