Dicas para transformar o estágio em emprego

O estágio é uma fase importante para quem está começando na vida profissional. Ter no currículo uma experiência desse tipo, sem dúvida, pode contar…

Por Paulo Lima em 22/03/2012

O estágio é uma fase importante dentro do processo de crescimento e aprendizagem profissional.

O estágio é uma fase importante para quem está começando na vida profissional. Ter no currículo uma experiência desse tipo, sem dúvida, pode contar muitos pontos no futuro. Por isso que você deve aproveitá-la ao máximo e, desde já, ir conquistando o seu espaço.

Boa parte dos estagiários que está terminando o Ensino Superior se indaga sobre a possibilidade de ser contratado ou não. Para que isso aconteça, é importante tomar atitudes com relação àquilo que você deve fazer. Confira as orientações abaixo e veja se você está no caminho certo do sucesso.

Não tenha pressa

Não deixe que sua ansiedade o faça pular etapas importantes.

A impaciência é algo comum a maioria dos jovens que passam por esta etapa. Por causa da pressa, o estagiário acaba pulando fases importantes do processo de aprendizagem. O ideal, segundo os especialistas, é aproveitar a experiência para evoluir e conhecer mais sobre a área. Além disso, caso seja movido pela ansiedade, você pode não corresponder às expectativas da empresa e perder a oportunidade de mostrar mais eficiência.

Cuidado com os excessos

Dar mais valor ao seu aspecto social do que ao desempenho como um todo também é um erro. Nesta inversão de valores, muitos estudantes acabam passando dos limites, quebrando a formalidade inerente ao trato dos colegas e à relação com os superiores. Sob este aspecto, alguns exageram no uso de gírias, bajulam demais o chefe, invadem a intimidade dos funcionários e desrespeitam a hierarquia da empresa.

Empenhe-se ao máximo

Para se efetivar no emprego, é preciso mostrar um bom desempenho.

Quem quer se efetivar precisa mostrar um bom desempenho. Portanto, procure realizar suas tarefas da melhor maneira possível, contribuindo para o crescimento da instituição e de toda a equipe. Lembre-se de que seu destaque individual precisa ser acompanhado de um bom entrosamento com o grupo, de modo que seus resultados possam trazer benefícios a todos.

É preciso ter em mente que, diferentemente do que acontece na graduação, dentro da empresa o funcionário é avaliado todos os dias. Por isso você deve sempre manter o foco e buscar estratégias que garantam mais eficiência na execução de suas atividades.

Não tenha medo

Não se sinta inibido só porque você é um estagiário. Você deve aproveitar justamente esta condição para fazer perguntas e tirar suas dúvidas com o colega. Ao fazer este tipo de questionamento, você estará mostrando interesse e que realmente quer melhorar como profissional. Já em caso de reclamações, jamais as dirija a algum colega; o ideal é procurar o gestor.

Top